Governadores vão ao Senado em busca de simplificar a tributação e evitar guerra fiscal

O governador Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste e coordenador do Fórum Nacional, participa da reunião.

Governadores em encontro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco – Crédito: Pedro Gontijo / Senado Federal

Atualizada às 13h

O encontro entre os representantes do Fórum Nacional de Governadores com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, acontece, na manhã desta quinta-feira (2), na residência oficial da Presidência do Senado, em Brasília. O governador Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste e coordenador do Fórum Nacional, participa da reunião.

O governador Wellington Dias comenta que o encontro tem como um dos temas a Reforma Tributária. Não haverá participação de governadores de forma remota, como informado anteriormente.

“Ontem iniciou a votação do imposto de renda na Câmara e abrimos um diálogo. Tem uma proposta que está em andamento, que, seguindo na linha do entendimento, facilita porque não desequilibra Estados, Municípios nem a  União; ainda garante uma política de criar um ambiente para os empreendedores. Essa é um pauta que também deve ter sintonia e se Deus quiser aprovação no Senado Federal”.

Wellington Dias reforçou a necessidade de mais investimentos. “Aqui nasceu a ideia da gente retomar um grupo de trabalho que vai permitir as condições de encontrar alternativas que possam levar em conta o setor público e setor privado, para criar um ambiente de geração de renda, de emprego com a atração de mais investimentos”.

Também participa do encontro os governadores Reinaldo Azambuja (MS), Ibaneis Rocha (DF), Helder Barbalho (PA), Romeu Zema (MG) e Renato Casagrande (ES). O governador Ronaldo Caiado (GO) está a caminho.

“Uma reunião com resultados positivos, nós vamos trabalhar juntos pro Brasil ter mais vacinas e dialogando com Congresso Nacional, o Ministério da Saúde, Anvisa e laboratórios, para garantir as condições de ampliar a capacidade de vacinação, de produção e de autonomia nessa área de vacina.

Antes da reunião, Wellington Dias citou a questão da Reforma Tributária.

“Iremos dialogar sobre o compromisso dos governadores com a democracia; do Congresso Nacional, dos Poderes e da sociedade brasileira com a democracia, além dos projetos que possam acelerar a economia, por exemplo, da Reforma Tributária, a partir dos projetos apresentados a Estados e Municípios, com entendimento a simplificar a tributação, evitar a guerra fiscal e ampliar um ambiente adequado aos empreendedores”, relata o governador Wellington Dias.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, explica que “é papel do Senado, como casa da Federação, receber os governadores nesse momento muito singular da vida nacional, que se recomenda ter a união e a pacificação entre as instituições”.

“O papel dos governadores é fundamental nisso. Então, houve uma solicitação dos governadores para que fossem recebidos pela Presidência do Senado Federal. E os recebo sempre de muito bom grado para podermos discutir a solução dos grandes problemas do Brasil, que passa necessariamente pela solução dos problemas dos municípios e dos estados”.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar