Nesta quinta-feira (2), o Corpo de Bombeiros divulgou imagens do incêndio que atinge as serras de Milton Brandão e Buriti dos Montes, na divisa entre Piauí e Ceará, há mais de uma semana. A imagens foram registradas por drones e mostram a área destruída pelo fogo (vídeo acima).
A filmagem mostra os focos de incêndio e a fumaça que tomaram conta da área. Em alguns trechos, é possível ver que a vegetação foi completamente consumida pelo fogo.
Segundo o coronel João Costa, chefe de operações do Corpo de Bombeiros, o fogo se alastrou pela região e chegou a ameaçar duas comunidades.
“Em Buriti dos Montes, o fogo ameaçava atingir a comunidade Conceição dos Barreiros e o Parque do Cânion do Poti, mas nossa equipe conseguiu controlar a situação por lá. Outra parte da equipe combateu o fogo em Milton Brandão, preservando a comunidade Catanduva e uma fazenda”, disse o coronel.
Os bombeiros lutam agora contra duas problemáticas para combater o incêndio na região: a velocidade do vento e a vegetação seca. De acordo com o coronel Costa, o fogo vem rompendo as barreiras naturais e se alastrando com rapidez.
“Uma parte do fogo veio do Ceará para o Piauí, mas agora com a velocidade dos ventos corre risco do incêndio voltar para as serras cearenses. Estamos utilizando mapas via satélite e uso de drones para ter uma noção de como combater o incêndio”, declarou.
As equipes dos bombeiros estão concentradas em Milton Brandão e Buriti dos Montes, onde estão os focos dos incêndios, no entanto, os bombeiros também trabalham para evitar a propagação do fogo para as cidades de Domingos Mourão e Pedro II.