No Piauí, 7 de Setembro tem protestos a favor e contra o governo Bolsonaro

Esse é o segundo ano que Teresina não realiza o tradicional desfile de 7 de Setembro devido a pandemia da Covid-19. 

Manifestantes em ato contra o presidente da República, Jair Bolsonaro – Foto: Lucas Marreiros/G1 Piauí

Atualizada às 13h

Protestos contra e a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro marcam o feriado da Independência no Brasil, nesta terça-feira (7), no Piauí.

Os atos acontecem em meio a embates do presidente com o Supremo Tribunal Federal (STF) em um contexto de queda na popularidade de Bolsonaro e de uma acentuada crise econômica.

Os grupos também reforçam seus posicionamento políticos com foco nas Eleições 2020 e citam a Democracia, além de lembrar das vítimas da Covid-19.

Pelo segundo ano consecutivo, Teresina não realiza o desfile cívico em respeito aos protocolos sanitários de combate ao novo coronavírus, devido pandemia da Covid-19.

Teresina 

Uma manifestação contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, marcou o “Grito dos Excluídos”, nesta terça-feira (7), Dia da Independência, na Avenida Marechal Castelo Branco, zona Norte de Teresina, onde tradicionalmente acontecia o desfile cívico de 7 de Setembro.

Os manifestantes protestam contra os atos considerados por eles antidemocráticos do Governo Federal. Eles também se manifestam contra a atual política econômica e lembram dos mortos pela Covid-19.

Manifestantes em ato contra o presidente da República, Jair Bolsonaro – Foto: Lucas Marreiros/G1 Piauí

O grupo é composto por membros das Frentes Populares, Centrais Sindicais, Fórum Estadual, Federações, Grito dos Excluídos (que tradicionalmente também acontece nada de hoje) e Movimentos Sociais diversos, além de alguns partidos políticos e populares que são contra Bolsonaro.

Contra Bolsonaro, o grupo saiu Avenida Marechal Castelo Branco e caminhou em direção à ponte Juscelino Kubitschek.

A Polícia Milita e agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (Strans) acompanharam o ato e desviaram o trânsito.

 

Parnaíba

A Prefeitura de Parnaíba decidiu manter as comemorações do 7 de Setembro, inclusive com o desfile cívico. A programação acontece ao longo do dia. Às 7h,  a Banda Municipal executou o Hino Nacional em frente ao monumento erguido em homenagem à Independência do Brasil, no Centro da cidade.  O prefeito Mão Santa; a primeira-dama Adalgisa Moraes, vereadores e simpatizantes do prefeito estiveram presentes.

Grupos de trabalhadores e integrantes de centrais sindicais também realizam uma caminhada contra o governo Bolsonaro. Nesta manhã, eles partiram do Mercado Municipal e seguiram pela Avenida Capitão Claro, no Centro da Cidade, finalizando com um ato cultural diante do Monumento da Águia.

7 de Setembro: cidade de Floriano tem protestos em apoio ao governo Jair Bolsonaro — Foto: Aparecida Santana/TV Clube

Floriano 

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro realizaram atos em apoio ao Governo Federal neste feriado do Dia da Independência, 7 de Setembro, em pelo menos duas cidades do Piauí.

Em Floriano, um grupo esteve na Praça Sebastião Martins, no Centro da cidade, localizada a 244 km ao Sul de Teresina, na manhã de hoje. Com faixas, carros de som e bandeiras do Brasil, os apoiadores do presidente reproduziram trechos do hino nacional e de falas do presidente.

O grupo conta que a manifestação é contra atos do Supremo Tribunal Federal, em defesa da “supremacia do povo” e em apoio aos atos do presidente da república.

Piripiri 

Já na cidade de Piripiri, região Norte do Piauí, manifestantes realizaram uma carreata a favor do governo Bolsonaro. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 50 veículos participaram do movimento, que se concentrou na praça Bandeira e seguiu até a entrada da cidade na BR-343.

Na carreata, os manifestantes carregavam bandeiras do Brasil. Eles declaram apoio ao presidente Jair Bolsonaro, ao voto imprenso auditável e a favor da liberdade de expressão.

Em comemoração ao Dia da Independência, a prefeitura municipal de Piripiri realizou uma solenidade restrita que contou com a participação da Polícia Militar, Pelotão Mirim e Grupo de Escoteiros.

Picos 

Em Picos, os manifestantes se concentraram na Praça Félix Pacheco, no Centro.  Em cartazes, eles criticaram a demora na vacinação contra a Covid-19,  a reforma administrativa e atos antidemocráticos.

Durante a manifestação, o grupo realizou a entrega de 8,5 toneladas de alimentos arrecadados para famílias carentes do município.

Concentração de manifestantes em Picos, Sul do Piauí, no 7 de Setembro — Foto: Divulgação

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar