Atualizada às 13h
Protestos contra e a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro marcam o feriado da Independência no Brasil, nesta terça-feira (7), no Piauí.
Os atos acontecem em meio a embates do presidente com o Supremo Tribunal Federal (STF) em um contexto de queda na popularidade de Bolsonaro e de uma acentuada crise econômica.
Os grupos também reforçam seus posicionamento políticos com foco nas Eleições 2020 e citam a Democracia, além de lembrar das vítimas da Covid-19.
Pelo segundo ano consecutivo, Teresina não realiza o desfile cívico em respeito aos protocolos sanitários de combate ao novo coronavírus, devido pandemia da Covid-19.
Teresina
Uma manifestação contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, marcou o “Grito dos Excluídos”, nesta terça-feira (7), Dia da Independência, na Avenida Marechal Castelo Branco, zona Norte de Teresina, onde tradicionalmente acontecia o desfile cívico de 7 de Setembro.
Os manifestantes protestam contra os atos considerados por eles antidemocráticos do Governo Federal. Eles também se manifestam contra a atual política econômica e lembram dos mortos pela Covid-19.
O grupo é composto por membros das Frentes Populares, Centrais Sindicais, Fórum Estadual, Federações, Grito dos Excluídos (que tradicionalmente também acontece nada de hoje) e Movimentos Sociais diversos, além de alguns partidos políticos e populares que são contra Bolsonaro.
Contra Bolsonaro, o grupo saiu Avenida Marechal Castelo Branco e caminhou em direção à ponte Juscelino Kubitschek.
A Polícia Milita e agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (Strans) acompanharam o ato e desviaram o trânsito.
Parnaíba
A Prefeitura de Parnaíba decidiu manter as comemorações do 7 de Setembro, inclusive com o desfile cívico. A programação acontece ao longo do dia. Às 7h, a Banda Municipal executou o Hino Nacional em frente ao monumento erguido em homenagem à Independência do Brasil, no Centro da cidade. O prefeito Mão Santa; a primeira-dama Adalgisa Moraes, vereadores e simpatizantes do prefeito estiveram presentes.
Grupos de trabalhadores e integrantes de centrais sindicais também realizam uma caminhada contra o governo Bolsonaro. Nesta manhã, eles partiram do Mercado Municipal e seguiram pela Avenida Capitão Claro, no Centro da Cidade, finalizando com um ato cultural diante do Monumento da Águia.
Floriano
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro realizaram atos em apoio ao Governo Federal neste feriado do Dia da Independência, 7 de Setembro, em pelo menos duas cidades do Piauí.
Em Floriano, um grupo esteve na Praça Sebastião Martins, no Centro da cidade, localizada a 244 km ao Sul de Teresina, na manhã de hoje. Com faixas, carros de som e bandeiras do Brasil, os apoiadores do presidente reproduziram trechos do hino nacional e de falas do presidente.
O grupo conta que a manifestação é contra atos do Supremo Tribunal Federal, em defesa da “supremacia do povo” e em apoio aos atos do presidente da república.
Piripiri
Já na cidade de Piripiri, região Norte do Piauí, manifestantes realizaram uma carreata a favor do governo Bolsonaro. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 50 veículos participaram do movimento, que se concentrou na praça Bandeira e seguiu até a entrada da cidade na BR-343.
Na carreata, os manifestantes carregavam bandeiras do Brasil. Eles declaram apoio ao presidente Jair Bolsonaro, ao voto imprenso auditável e a favor da liberdade de expressão.
Em comemoração ao Dia da Independência, a prefeitura municipal de Piripiri realizou uma solenidade restrita que contou com a participação da Polícia Militar, Pelotão Mirim e Grupo de Escoteiros.
Picos
Em Picos, os manifestantes se concentraram na Praça Félix Pacheco, no Centro. Em cartazes, eles criticaram a demora na vacinação contra a Covid-19, a reforma administrativa e atos antidemocráticos.
Durante a manifestação, o grupo realizou a entrega de 8,5 toneladas de alimentos arrecadados para famílias carentes do município.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar