
Uma força-tarefa do Corpo de Bombeiros em parceria com os brigadistas, moradores e demais grupos de apoio atuam em sete regiões no combate aos focos de incêndios que se alastram pelo estado do Piauí. As equipes estão nas regiões Buriti dos Montes, Milton Brandão, Valença, Pimenteiras, Tamboril, Bom Jesus e São Raimundo Nonato ( especialmente na Serra da Confusão e Serra da Capivara). Alguns focos estão ativos há mais de uma semana.
O Piauí já registrou 1.022 focos de incêndio entre os dias 1° e 9 de setembro deste ano, conforme os dados do programa de monitoramento de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Neste mês, o dia com maior registro foi na última terça (7) com 340 focos. Na quinta (09), foram registrados 246 focos.
O Governo do Estado informou, na quinta-feira (09), que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semar), as prefeituras locais, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os bombeiros civis, os bombeiros militares, as comunidades e a Polícia Militar (PM-PI) atuam em parceria nessas localidades.
“Os focos de incêndios estão sendo controlados em todas as regiões. Efetivos do Corpo de Bombeiros estão sendo deslocados de acordo com a necessidade de cada região”, informou.
Buriti dos Montes, Milton Brandão e Valença
O Governo do Estado pontuou que na região de Buriti dos Montes e Milton Brandão os focos de incêndios estão controlados. “Segundo informações do Corpo de Bombeiros, equipes foram deslocadas para Tamboril, e 20 brigadistas do ICMBio estão colaborando. Já na cidade de Valença, o fogo está sendo controlado por bombeiros civis locais”.

Bom Jesus e São Raimundo Nonato
De acordo com últimas imagens de satélite, não há nenhum foco que ameace o Parque Nacional da Serra da Capivara. Na cidade de Caracol, também há brigadistas, dez no total. Pelo menos cinco famílias já precisaram deixar suas residências.
“Na região da Serra das Confusões e Serra da Capivara conseguimos controlar o fogo, mas ainda é um momento de observação, porque há altas temperaturas e ventos fortes”, acrescenta o tenente-coronel dos Bombeiros, João Costa.
A força-tarefa reforçou os carros-pipas na região, além de ampliar o número de viaturas e caminhonetes para deslocar brigadistas e bombeiros. Um caminhão do Aeroporto de São Raimundo Nonato também está sendo utilizado na operação de combate às chamas.
“Estamos em um momento onde as altas temperaturas e ventos quentes favorecem o aumento e rápida disseminação do fogo. Nossas equipes estão nas áreas afetadas, integradas com outros órgãos e com as prefeituras. Vamos continuar monitorando cada cidade”, disse o governador Wellington Dias
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
