Imagens aéreas mostram vegetação queimada por incêndio em São Raimundo Nonato; fogo controlado

Uma faixa de 20km de extensão foi feita com o intuito de isolar o fogo das demais áreas de preservação.

 

As imagens aéreas, no vídeo acima, mostram a comunidade Percata, que fica uns 35 km da sede do município de São Raimundo Nonato, situado no corredor ecológico. Nesta segunda-feira (13), esse foi o único foco de incêndio na região, que foi observado pelo monitoramento aéreo.

O secretário municipal do Meio Ambiente, André Landim, relatou que, no momento, os Bombeiros Militares do Piauí fazem o levantamento do total da área afetada pelos incêndios na cidade. “Estamos com as áreas sob controle. O fogo em direção ao parque está extinto”.

No local há equipes do Compor de Bombeiros do Piauí e da Bahia, além dos brigadistas do PrevFogo do ICMBio. Populares e as equipes das prefeituras da região ajudam no combate às chamas.

O tenente coronel João Costa, comandante de operações do Corpo de Bombeiros, relatou que as demais localidades estão com os incêndios controlados. Não há desabrigados.

Já o vídeo abaixo mostra a vegetação atingida pelo incêndio em São Raimundo Nonato, que se iniciou no dia 07 de setembro, no assentamento Serra dos Gringos. As chamas se espalharam e quase atingiram o bairro Baixão dos Diogenes, segundo a Prefeitura Municipal.

O tenente-coronel do José Veloso, do Corpo de Bombeiros, confirmou que os incêndios localizados no município estão controlados e que a companhia responsável pelo combate às queimadas no Piauí está sobrecarregada.

Em entrevista à TV Clube, nesta segunda-feira (13), o tenente-coronel ressaltou as ações de brigadistas e bombeiros no combate aos focos de incêndio entre as serras da Capivara e Confusões.

“O incêndio em São Raimundo Nonato está sob controle. Agora, como eu costumo lembrar, é um controle instável. O fogo é uma frente e deixa rastros; a contenção foi dessa frente. Ela foi contida. Entretanto, esse rastro deixa tronco queimando e qualquer ventilação pode lançar fagulhas”, disse.

De acordo com o tenente-coronel, a técnica de abrir aceiros – aberturas na mata fechada para impedir o avanço das chamas – foi importante nesse processo de controle. Uma faixa de 20km de extensão foi feita com o intuito de isolar o fogo das demais áreas de preservação.

Em São Raimundo Nonato, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí e da Bahia, de brigadistas do PrevFogo do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e da Esaero Airports   estão na região no combate às chamas. Os moradores e membros da Ordem dos Advogados do Brasil também ajudam a controlar a situação.

Uma aeronave enviada pelo humorista Whindersson Nunes ao Piauí deu início ao combate às chamas no município de São Raimundo Nonato. O anúncio da chagada da aeronave aconteceu no sábado (11), por meio de um vídeo publicado nas redes sociais do piauiense.

Tenente-coronel José Veloso. (Foto: Divulgação/ CCOM)

Companhia sobrecarregada

O tenente-coronel falou sobre a alta demanda nesta época do ano e o baixo contingente de bombeiros à disposição. Segundo ele, parte dos focos de incêndios no perímetro urbano poderiam ser evitáveis e assim facilitaria o combate às chamas em regiões de vegetação.

“Os incêndio em vegetação estão sobrecarregando a nossa capacidade de resposta. A verdade seja dita que incêndios evitáveis estão prejudicando o atendimento dessas ocorrências que são para a gente atender”, destacou.

 

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar