
Atualizada às 12h30
O secretário de Saúde, Florentino Neto, confirmou, na manhã desta quarta-feira (15), que a cidade de Teresina deve iniciar a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos no próximo fim de semana. Em coletiva de imprensa, o gestor ressaltou que as doses do imunizante da Pfizer serão distribuídas às cidades do Piauí a partir de quinta (16). Até o momento, pelo menos 50 municípios iniciaram a vacinação dessa faixa etária. As primeiras doses serão destinadas para os adolescentes com deficiência permanente.
A Sesapi informou que os “imunizantes começam a ser enviados, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nesta quinta-feira (16), iniciando pela capital Teresina e na sexta-feira (16) seguirão para as demais regionais de saúde. O calendário para este público ficará a cargo de cada município”.
Em nota técnica, o Ministério da Saúde estabeleceu “a inclusão de crianças e adolescentes (12 a 17 anos) com ou sem deficiência permanente, comorbidades e os privados de liberdade, bem como as gestantes, as puérperas e as lactantes, com ou sem comorbidade na vacinação contra a Covid-19”.
Florentino Neto elencou a prioridade de vacinação entre os adolescentes. “Essa vacina será entregue aos municípios na quinta-feira. Nós temos que seguir um cronograma para que essa vacinação aconteça. Serão vacinadas primeiro as pessoas com deficiência permanente, depois com comorbidades e depois quem está em alguma unidade de reeducação social. Logo após, a população geral será vacinada”, enfatizou o secretário.
O gestor disse que conversou com o presidente da Fundação Municipal de Teresina (FMS), Gilberto Albuquerque, sobre o quantitativo de doses que a Capital receberá para a aplicação da vacina. A FMS informou que aguarda as vacinas e nota técnica de quem poderá receber o imunizante.
Vacinômetro
No Piauí, 8.651 adolescentes de 12 a 17 anos já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, segundo dados do Vacinêmetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
O Piauí ainda não concluiu a aplicação da primeira dose do público adulto vacinável. No momento por exemplo, a FMS faz repescagem da população acima de 18 anos para que receba a primeira dose do imunizante
Terceira dose
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebeu Nota Técnica do Ministério da Saúde sobre a administração de dose de reforço de vacinas contra a Covid-19 para a população, especialmente para grupos de maior vulnerabilidade. Na nota, são citados aqueles acima de 70 anos e os indivíduos com alto grau de imunossupressão por apresentarem menor proteção pelo esquema padrão de vacinação aos mais diversos tipos de imunizantes. O Ministério da Saúde ainda não envio as doses extras.
O Ministério considera que essa parcela da população continua sendo a que é mais acometida das formas graves da Covid-19 com indícios de ascensão nas taxas de hospitalizações e óbitos. Por isso, a necessidade de uma dose de reforço. A decisão foi tomada após ampla discussão na Câmara Técnica em Imunização da Covid19 (CTAI COVID-19).