19 de julho de 2025

Alepi inicia eleição para conselheiro do TCE; dois deputados desistem

Carlienne Carpaso

Editora
Publicado em 16/09/2021 13:35

Compartilhe:

Assembleia Legislativa do Piauí (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Carlienne Carpaso e Jonas Carvalho
carliene@tvclube.com.br

Atualizada às 13h20

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) decide nesta quinta-feira (16) quem será o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Piauí. A votação iniciou às 11 horas com a desistência, às vésperas de iniciar a votação, no plenário da Alepi,  de dois candidatos. O conselheiro será eleito com pelo menos 16 votos dos 30 deputados presentes na sessão especial.

Os deputados Zé Santana e Flávio Nogueira desistiram da candidatura para conselheiro do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI). O anúncio ocorreu na manhã desta quinta-feira (16).

Com a desistência dos dois, outros oito candidatos seguem na disputa, sendo dois deputados estaduais.

A Alepi iniciou às 11 horas a sessão especial no plenário da Casa. O novo conselheiro será eleito pelos deputados estaduais por meio de votação secreta, após sabatina dos candidatos. A votação foi encerrada às 13h20.

As cédulas foram confeccionadas conforme o número de inscrição de cada deputado. As cédulas serão contadas pelos deputados estaduais Themístocles Filhos e Gustavo Neiva.  Themistocles Filho, presidente da Alepi, preside a sessão especial.

O Deputado Júlio Arcoverde fará a chamada nominal para a votação de cada um dos deputados presentes.

Quem vai proceder a apuração dos votos são os deputados Carlos Augusto, Júlio Arcoverde e Evaldo Gomes

Desistências 

Flávio Nogueira (PDT) enviou documento que foi lido na mesa diretor da eleição no momento da abertura da sessão especial pela Alepi. Ele foi exonerado do cargo de secretário estadual de Turismo (SETUR) para concorrer ao cargo.

Para concorrer ao cargo, Zé Santana (MDB) também foi exonerado da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, o deputado Zé Santana comentou que “percorrido o campo do diálogo e das ponderações, enebriado pelo sentimento de somar com um Piauí justo e pujante, em nome de uma base governamental unida e assertiva, juntamente com o grupo de parlamentares que desde o início desta jornada esteve incentivando e fortalecendo esse ideal, decidimos pela descontinuidade de nossa candidatura”.

Na sessão, o presidente da Alepi, Themistocles Filho, disse que aguarda comunicação oficial do deputado Zé Santana, que até às 11h40 não compareceu no plenário. Às 11h56, a comunicação oficial ocorreu para registro em ata.

Deputado Flávio Nogueira – Foto: Divulgação/ Alepi

 

SEGUEM NA DISPUTA

Seguem na disputa para conselheiro os deputados estaduais Flora Izabel e Wilson Brandão.

Também concorrem ao pleito a advogada Nayara Negreiros; o secretário de Orçamento e Finanças do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Roosevelt Figueiredo; o controlador geral de Teresina, Ricardo Teixeira de Carvalho Júnior; o auditor fiscal do TCE, José de Jesus Cardoso da Cunha e o promotor de justiça Flávio Teixeira de Abreu Júnior.

Deputado estadual Zé Santana. (Foto: Divulgação/ Alepi)

Veja nota sobre a desistência

Ser conselheiro do TCE é honraria e responsabilidade que pode ser postulada por piauienses que dignifiquem e qualifiquem os quadros daquele Tribunal de Contas. Fato pelo qual fui incentivado por companheiros da Assembleia Legislativa e de meu partido, o MDB, a colocar meu nome como candidato à vaga de conselheiro a ser definida em plenário, hoje, através do voto da maioria.

Percorrido o campo do diálogo e das ponderações, enebriado pelo sentimento de somar com um Piauí justo e pujante, em nome de uma base governamental unida e assertiva, juntamente com o grupo de parlamentares que desde o início desta jornada esteve incentivando e fortalecendo esse ideal, decidimos pela descontinuidade de nossa candidatura.

Salientamos a importância deste processo, mencionando que ao seu final, crescem as instituições, e melhoram as perspectivas do real Estado Democrático de Direito.

Zé Santana-Deputado Estadual MDB

Veja os currículos dos candidatos inscritos e aptos a concorrerem a uma vaga para o cargo de Conselho do Tribunal de Contas do Estado do Piauí: clique aqui! 

 

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias