
Carlienne Carpaso e Jonas Carvalho
carliene@tvclube.com.br
Atualizada às 13h20
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) decide nesta quinta-feira (16) quem será o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Piauí. A votação iniciou às 11 horas com a desistência, às vésperas de iniciar a votação, no plenário da Alepi, de dois candidatos. O conselheiro será eleito com pelo menos 16 votos dos 30 deputados presentes na sessão especial.
Os deputados Zé Santana e Flávio Nogueira desistiram da candidatura para conselheiro do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI). O anúncio ocorreu na manhã desta quinta-feira (16).
Com a desistência dos dois, outros oito candidatos seguem na disputa, sendo dois deputados estaduais.
A Alepi iniciou às 11 horas a sessão especial no plenário da Casa. O novo conselheiro será eleito pelos deputados estaduais por meio de votação secreta, após sabatina dos candidatos. A votação foi encerrada às 13h20.
As cédulas foram confeccionadas conforme o número de inscrição de cada deputado. As cédulas serão contadas pelos deputados estaduais Themístocles Filhos e Gustavo Neiva. Themistocles Filho, presidente da Alepi, preside a sessão especial.
O Deputado Júlio Arcoverde fará a chamada nominal para a votação de cada um dos deputados presentes.
Quem vai proceder a apuração dos votos são os deputados Carlos Augusto, Júlio Arcoverde e Evaldo Gomes
Desistências
Em nota enviada pela assessoria de imprensa, o deputado Zé Santana comentou que “percorrido o campo do diálogo e das ponderações, enebriado pelo sentimento de somar com um Piauí justo e pujante, em nome de uma base governamental unida e assertiva, juntamente com o grupo de parlamentares que desde o início desta jornada esteve incentivando e fortalecendo esse ideal, decidimos pela descontinuidade de nossa candidatura”.
Na sessão, o presidente da Alepi, Themistocles Filho, disse que aguarda comunicação oficial do deputado Zé Santana, que até às 11h40 não compareceu no plenário. Às 11h56, a comunicação oficial ocorreu para registro em ata.
SEGUEM NA DISPUTA
Seguem na disputa para conselheiro os deputados estaduais Flora Izabel e Wilson Brandão.
Também concorrem ao pleito a advogada Nayara Negreiros; o secretário de Orçamento e Finanças do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Roosevelt Figueiredo; o controlador geral de Teresina, Ricardo Teixeira de Carvalho Júnior; o auditor fiscal do TCE, José de Jesus Cardoso da Cunha e o promotor de justiça Flávio Teixeira de Abreu Júnior.
Veja nota sobre a desistência
Ser conselheiro do TCE é honraria e responsabilidade que pode ser postulada por piauienses que dignifiquem e qualifiquem os quadros daquele Tribunal de Contas. Fato pelo qual fui incentivado por companheiros da Assembleia Legislativa e de meu partido, o MDB, a colocar meu nome como candidato à vaga de conselheiro a ser definida em plenário, hoje, através do voto da maioria.
Percorrido o campo do diálogo e das ponderações, enebriado pelo sentimento de somar com um Piauí justo e pujante, em nome de uma base governamental unida e assertiva, juntamente com o grupo de parlamentares que desde o início desta jornada esteve incentivando e fortalecendo esse ideal, decidimos pela descontinuidade de nossa candidatura.
Salientamos a importância deste processo, mencionando que ao seu final, crescem as instituições, e melhoram as perspectivas do real Estado Democrático de Direito.
Zé Santana-Deputado Estadual MDB
Veja os currículos dos candidatos inscritos e aptos a concorrerem a uma vaga para o cargo de Conselho do Tribunal de Contas do Estado do Piauí: clique aqui!