Fórum dos Governadores do Brasil decide manter vacinação para adolescentes sem comorbidades

A decisão foi anunciada pelo governador Wellington Dias (PT) na noite desta quinta-feira (16).

Na noite desta quinta-feira (16), o governador Wellington Dias (PT), coordenador do tema da vacina no Fórum dos Governadores do Brasil, anunciou que os estados e o Distrito Federal vão manter a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes com e sem comorbidades.

A decisão, que foi anunciada após uma reunião virtual com os governadores, vai contra a nota informativa publicada pelo Ministério da Saúde, que suspendeu a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.

“O Fórum dos Governadores do Brasil tem uma meta importante: mais vacinas para salvar vidas. Mais vacinação no bolso do povo brasileiro. Assim, nós tomamos uma decisão de seguir a orientação da ciência e, seguindo a ciência, a própria Organização Mundial da Saúde, o Comitê de Cientistas do Nordeste, integrado com o Brasil, e estamos trabalhando para fazer a vacinação abaixo de 18 anos. É claro, primeira dose, segunda dose, mas também um cuidado especial com nossas crianças e adolescentes. Assim vamos começar por aqueles de 17 anos que têm uma deficiência permanente e ainda em seguida quem têm comorbidades, mulheres adolescentes grávidas, até completar todos com mais de 12 anos vacinados. Salvar vidas segue sendo nossa prioridade”, disse Wellington.

O ministro Marcelo Queiroga justificou que a decisão de suspender a imunização de adolescentes e restringir apenas aos grupos prioritários (deficiência permanente, comorbidades e privados de liberdade) tem relação com a falta de evidências científicas consolidadas sobre os benefícios da vacinação para este grupo.

Em entrevista à TV Clube, o secretário estadual de Saúde do Piauí, Florentino Neto, declarou que o Fórum dos Governadores definiu um cronograma para vacinação dos adolescentes seguindo a ordem: adolescentes com doenças crônicas; adolescentes com comorbidades; adolescentes grávidas e puérperas; adolescentes privados de liberdade; adolescentes em geral. Para estes públicos, serão utilizados os estoques da vacina da Pfizer.

“O objetivo é garantir que as crianças e adolescentes, com e sem comorbidades, sejam imunizadas contra a doença, que já matou mais 589 mil brasileiros. O Consórcio Nordeste decidiu ouvir o Comitê Científico, que recomendou que os governadores procedam com a vacinação contra a Covid-19. Após a vacinação das prioridades deste grupo, vamos aplicar as doses nos adolescentes em geral”, afirmou Florentino.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar