
Em portaria publicada nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial da União, o Governo Federal reconheceu mais uma vez a situação de emergência por causa da seca em São Raimundo Nonato, Sul do Piauí.
No mês de maio, o Governo Federal fez o reconhecimento do problema no município pela primeira vez. De acordo com o secretário de Defesa Civil do Piauí, José Augusto Nunes, estão sendo adotadas medidas para amenizar os impactos da seca sofridos pela população.
“O município está sendo socorrido por caminhões-pipa e estamos planejando realizar a perfuração de poços”, informou o secretário.
Desde o dia 7 de setembro, São Raimundo Nonato vem enfrentando uma série de incêndios. O fogo chegou a atingir casas, propriedades e até animais da região. A seca aumenta o risco de propagação das queimadas. O primeiro foco de incêndio surgiu na Serra dos Gringos e as chamas ameaçaram chegar até o Parque Nacional Serra da Capivara, que concentra a maior quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas.
Com o reconhecimento federal, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!