6 de julho de 2025

Teresina inicia vacinação dos adolescentes nesta quarta

Carlienne Carpaso

Editora
Publicado em 22/09/2021 10:56

Compartilhe:

Vacona Pfizer contra Covid – Foto: Myke Sena/MS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) inicia nesta quarta-feira (22) a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos em Teresina. A vacinação começa para esse público com comorbidades ou deficiência permanente ou gestantes, puérperas e lactantes. O agendamento da vacina ocorreu nos dias 20 e 21 de setembro. Pelo menos 3 mil adolescentes devem receber a primeira dose nesta semana. A vacina utilizada será a do laboratório Pfizer.

A FMS segue a Nota Técnica Nº 40/2021 do Ministério da Saúde que contempla exclusivamente pessoas nesta faixa etária que sejam portadoras de comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes, além dos privados de liberdade.

ACOMPANHAMENTO DOS PAIS 

A coordenadora da campanha de vacinação contra a covid-19 em Teresina, Emanuelle Dias, explica que, no momento da vacinação, será necessário que os adolescentes estejam acompanhados dos pais ou de um adulto responsável para autorização verbal para a vacinação.

“Caso não haja a presença dos pais ou responsável, a vacinação poderá ocorrer diante da apresentação de autorização devidamente preenchida e assinada pelos pais e/ou responsáveis legais, em acordo com o disposto no art.142 do Estatuto da Criança e do Adolescente”, diz a coordenadora.

DOCUMENTAÇÃO 

Adolescentes (12 a 17 anos) com comorbidade:

– Documento de identificação com foto e data de nascimento;
– CPF ou cartão do SUS;
– Comprovante de residência da cidade de Teresina-PI;
– Laudo OU declaração que comprove a comorbidade, com assinatura e carimbo do profissional de saúde (Original e Cópia)

Adolescentes (12 a 17 anos) com deficiência permanente:
– Documento de identificação com foto e data de nascimento;
– CPF ou cartão do SUS;
– Comprovante de residência da cidade de Teresina-PI;
– Carteira de deficiente ou laudo que comprove a deficiência

Adolescentes (12 a 17 anos) gestantes, puérperas ou lactantes, com ou sem comorbidade:

– Documento de identificação com foto e data de nascimento;
– CPF ou cartão do SUS;
– Comprovante de residência da cidade de Teresina-PI;
– Cartão de vacina;

PARA GESTANTES: Apresentar cartão da gestante OU laudo de profissional de saúde;
PARA PUÉRPERAS: Apresentar certidão OU declaração de nascimento do bebê;
PARA LACTANTES: Apresentar certidão OU declaração de nascimento do lactente;

 

IMPASSE 

Em nova normativa, o Ministério da Saúde exclui os adolescentes que não possuem comorbidades da relação do publico vacinável.  Teresina segue os critérios do Ministério da Saúde.

Logo após essa decisão, o governo do Piauí divulgou que “o Estado do Piauí vai continuar seguindo a ciência e dando a continuidade da vacinação abaixo dos 18 anos até 12 anos, seguindo uma ordem prioritária”. 

De acordo com a Sesapi, “serão imunizados 543.299 adolescentes no estado, conforme os dados fornecidos pelo sistema DataSus. Primeiramente, serão entregues 30 mil doses da farmacêutica Pfizer, única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para jovens de 12 a 17 anos”.

Na terça-feira (21), o secretário de Estado de Saúde, Florentino Neto, destacou que 61municípios piauienses já iniciaram a vacinação e há grande adesão dos adolescentes à campanha de imunização no estado, sem registros de efeitos adversos graves nos adolescentes que tomaram a vacina no Estado.

A Sesapi ressalta que “a vacinação para este público foi tomada com base em evidências cientificas, por esta razão, a Secretaria de Estado de Saúde mantém a vacinação para este público em todo o estado”.

“O Piauí, por meio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), questionou o posicionamento unilateral do Ministério da Saúde, e solicitou uma revisão da decisão”, destaca o gestor.

Até o momento, a Sesapi reitera que não há registro de caso de efeito adverso da vacina em adolescentes no Piauí e reforça que pais ou responsáveis continuem vacinados os adolescentes com ou sem comorbidades, até que o esquema vacinal seja completado.

“Os números dos boletins epidemiológicos mostram a importância da vacinação, com a queda dos casos confirmados e óbitos. Não perca a oportunidade de se vacinar”, finaliza o secretário.

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias