22 de agosto de 2025

Incêndio florestal volta a atingir Parque Nacional Serra das Confusões

Carlienne Carpaso

Editora
Publicado em 23/09/2021 15:59

Compartilhe:

Incêndio Florestal atinge área do Parque Nacional Serra das Confusões, no Sul do Piauí — Foto: Divulgação/Autoria Desconhecida

Carlienne Carpaso e Andreelson Delmiro
carliene@tvclube.com.br

Um incêndio florestal voltou a atingir uma área do Parque Nacional da Serra das Confusões, no Sul do Piauí. Nesta quinta-feira (23), o chefe do Parque Nacional da Serra das Confusões, José Wilmington Paes, disse que o fogo é de grandes proporções e iniciou fora das limitações do parque. Uma equipe com mais de 50 pessoas tenta conter as chamas.

“Hoje a gente está trabalhando um incêndio dentro do parque, que se iniciou fora, nas intermediações dos municípios de Jurema, Tamboril do Piauí e Canto do Buriti. Hora está queimando no município de Jurema”.

O chefe explicou que o fogo  é considerado de grandes proporções e que controle está difícil porque o incêndio ganhou velocidade. “Pegou um vale com material de combustível elevado que há muitos e muitos anos não passava fogo na região. Por isso, ele tomou força e velocidade muito grande”.

No combate, 30 brigadistas, mais 15 colaboradores contratados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e outros voluntários.

PEDIDO DE AJUDA

A prefeita de Jurema, Kaylanne, usou as redes sociais para pedir o apoio da população. Várias prefeituras e voluntários já levaram carros-pipas para ajudar o Corpo de Bombeiros, mas não foram suficientes para combater o incêndio até o momento. A prefeitura também pediu reforço humano.

“Pessoal quero impedir, implorar, que quem tem carro-pipa e puder levar para a região do Olho D’água, onde o Corpo de Bombeiros está combatendo o incêndio”.

O tenente Eduardo, do Corpo de Bombeiros, disse que uma equipe tenta controlar o fogo desde segunda-feira (20).

PARQUE

O Parque Nacional da Serra das Confusões possui 526.106 hectares e é um dos maiores parques da região Nordeste. Ele foi criado pelo decreto 98.346, de 2 de outubro de 1998, com o objetivo de resguardar uma amostra significativa da caatinga, numa região ainda bastante preservada no estado do Piauí.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: