21 de fevereiro de 2026

Prefeitura de Bom Jesus realiza audiência para definir orçamento de 2022

Compartilhe:

Público presente na sessão. (Foto: Divulgação)

A atual Administração Municipal de Bom Jesus, realizou na última semana, no auditório do Centro Municipal Francisco Cruz (antigo Fórum), uma audiência pública para apresentar as propostas do Plano Plurianual (PPA), para o exercício de 2022 a 2025, e do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício 2022.

A audiência contou com a participação de servidores públicos e sociedade civil, secretário de governo, Joabes Campos, Ana Kelly, secretária de administração e finanças, Antônio Luiz, controlador geral do município. A audiência pública teve como objetivo apresentar as ações estratégicas previstas para o Município. Neste período, diretrizes, objetivos e metas projetadas, bem como o orçamento estimado para cada área foram disponibilizados para avaliação e intervenções dos participantes.

“Tudo o que foi traçado no plano de governo e exposto durante a campanha se encontra neste plano plurianual”. Ressalta o prefeito Nestor Elvas.

De acordo com Joabes Campos, secretário de governo, uma das atribuições da secretária de administração e finanças é cumprir os índices obrigatórios.

O PPA e a LDO, agora serão encaminhados para o poder Legislativo para apreciação, em seguida será votado e depois de aprovado passará a valer a partir de 2022.

Entenda

No primeiro ano de gestão, é necessário que haja a construção do Plano Plurianual (PPA), mas só começa a vigorar no segundo ano e será válido até o primeiro ano da gestão seguinte. Este se caracteriza por ser um plano estratégico onde as estratégias de governo estão encorpadas. Feito o PPA, nos quatro anos de gestão é necessário que se discuta a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Reunião na Prefeitura de Bom Jesus. (Foto: Divulgação)

A LDO funciona como um elo entre o PPA e a LOA, ou seja, é nela onde são postas as diretrizes, onde será avaliado o plano de governo e o que foi cumprido até então e o que a gestão pretende ainda cumprir. Em suma, através dela é que se pode fazer uma “revisão” daquilo que está no PPA, além de fixar diretrizes que irão nortear a construção da LOA.

Já a LOA, tem o papel de efetivar aquilo que está no PPA e na LDO. A LOA tem o papel de efetivar o planejamento estratégico que está dentro do PPA, enquanto a LDO que faz o balanço se aquilo que está no Plano Plurianual, construindo diretrizes no que diz respeito a saúde, educação, quais os pontos fracos do município e o que que é preciso melhorar.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: