
Um bebê de quatro meses morreu por asfixia com leite materno, no bairro Santa Maria da Codipi, Zona Norte de Teresina, na tarde desse domingo (10).
Segundo o Conselho Tutelar, a mãe teria adormecido enquanto amamentava o bebê na residência da família. O conselheiro Hélio Veloso informou que, ao adormecer, ela pode ter depositado o peso no corpo do bebê e provocado, por acidente, a asfixia ou ele pode ter se engasgado e aspirado o leite.
O bebê chegou a ser levado para o Hospital Dr. Mariano Gayoso Castelo Branco, na Zona Norte, mas já chegou ao local sem vida. O laudo cadavérico confirmou a causa da morte por asfixia.
Devido às circunstâncias da morte, o Conselho Tutelar afirmou que o caso está sendo acompanhado e que a mãe não deve ser responsabilizada pela morte.
Em nota, a unidade hospitalar informou que a equipe médica realizou manobras de reanimação cardiopulmonar na vítima por 40 minutos, mas não obteve sucesso.
Confira a nota na íntegra:
A direção do Hospital Mariano Castelo Branco informa que a criança deu entrada no hospital as 13h30 do dia 10 de outubro (domingo) e que toda a assistência foi realizada pela médica de plantão e equipe de enfermagem com manobras de reanimação cardiopulmonar – RCP durante 40 minutos, sem êxito. A assistente social acionou o Conselho Tutelar e foi solicitado SVO, pois a criança chegou ao hospital sem vida.