Mesmo com mais de 13 milhões de desempregados em todo o país, sobram vagas em diversas funções. De acordo com os especialistas em gestão de recursos humanos, a escassez de profissionais qualificados continua sendo o grande problema.
Muitas instituições como o CIEE e o Sine Piauí oferecem cursos de qualificação gratuita para profissionais e estudantes. Com a pandemia, os cursos presenciais foram suspensos e ainda não retornaram no Sine. Mas o ensino à distância continuou sendo uma opção para a qualificação. A maioria das plataformas oferece cursos com horários flexíveis e sem precisar pagar nada. Assim, não há desculpa para quem realmente quer se qualificar. Algumas dessas plataformas são de grandes universidades brasileiras e estrangeiras como Unicamp, USP e Stanford (Estados Unidos).
Confira abaixo 10 sites para melhorar seu currículo e se qualificar:
1. FGV
A FGV (Fundação Getúlio Vargas) disponibiliza cursos gratuitos em diversas áreas como Direito, Economia, Educação, Gestão e Sustentabilidade, com duração de 2 a 30 horas.
Para acessar todas as opções de cursos disponíveis, basta acessar a plataforma para ter acesso às informações sobre o curso, o professor e os conhecimentos prévios necessários.
2. e-Unicamp
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) disponibiliza cursos online gratuitos em diversas áreas nas plataformas Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) e na plataforma Coursera.
Além disso, a universidade conta com parcerias para disponibilizar os cursos online, são diversas universidades renomadas como Harvard, Stanford, entre outras.
Entre as opções de cursos mais procurados estão: Desenvolvimento e Design de Aplicativos iOS, desenvolvimento de Apps Android, curso de nível avançado da Língua Portuguesa, Conceitos Básicos de Logística e Supply Chain, entre outros.
3. e-Aulas USP
A USP (Universidade de São Paulo) disponibiliza para os estudantes sua própria plataforma de cursos gratuitos, com opções de cursos em três áreas do conhecimento: Exatas, Humanas e Biológicas.
A plataforma e-Aulas foi inspirada nos modelos de universidades internacionais, como Harvard, MIT e Columbia. Onde são oferecidos cursos produzidos apenas por professores da USP, para todos os níveis escolares: graduação, pós-graduação, cultura e extensão e ensino médio.
Para se inscrever e assistir às aulas e ter acesso aos demais recursos da plataforma, o usuário precisa somente se cadastrar para acessar os conteúdos.
4. Unesp Aberta
A Unesp (Universidade Estadual Paulista) oferece desde 2017 uma plataforma de aprendizagem online com diversos cursos gratuitos nas áreas de Biológicas, Exatas e Humanas. Além disso, o sistema oferece um catálogo de e-books em diversas áreas de conhecimentos.
Na plataforma, ao clicar na opção de curso desejada, o interessado tem acesso ao resumo da disciplina, professores responsáveis e a avaliação do curso segundo outros usuários.
Para acessar todo esse conteúdo e escolher o curso ideal para sua carreira, basta fazer um cadastro simples. Além disso, se precisar tirar dúvidas antes da inscrição, é possível entrar em contato por e-mail com os professores que elaboraram o curso.
5. Veduca
A plataforma Veduca foi criada por um grupo de profissionais em parceria com grandes universidades e oferece cursos gratuitos em diversas áreas: Economia, Gestão, Saúde, Administração, Negócios e Tecnologia.
A plataforma oferece material didático, vídeos, textos e atividades extras. Todos os conteúdos são produções de professores da USP (Universidade de São Paulo) e de instituições de ensino dos Estados Unidos e Europa.
6. Coursera
O Coursera é um plataforma de cursos gratuitos criada pelas universidades norte-americanas de Stanford, Princeton, Michigan e Pennsylvania.
A plataforma oferece aulas traduzidas ou legendadas para o português, além de cursos produzidos por instituições brasileiras, como a USP e a Unicamp. Além disso, um diferencial do Coursera são os treinamentos direcionados a professores e tutores.
Os cursos abordam diversas áreas, como: Artes e Humanas, Negócios, Ciência da Computação, Ciência de Dados, Ciências Biológicas, Matemática e Lógica, Desenvolvimento Pessoal, Ciência e Engenharia Física, Ciências Sociais e Línguas.
7. CIEE
O CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) oferece cursos destinados a estudantes em busca de capacitação, especialmente para alunos com baixa escolaridade, mas que precisam melhorar o currículo em busca de uma oportunidade.
O centro oferece cursos básicos, com o objetivo de melhorar a qualificação de quem não teve acesso a esses conteúdos no ensino formal. Com certeza, esses conteúdos são muito úteis como porta de entrada em diferentes áreas profissionais.
A plataforma onde o CIEE disponibiliza os cursos é o CIEE Saber Virtual, destinado a estudantes, mas que também é aberto ao público. Para participar do programa é preciso apenas ter acesso à internet.
8. Fundação Bradesco – Escola Virtual
A Fundação Bradesco disponibiliza o portal Escola Virtual, uma plataforma de cursos gratuitos online, além de cursos semipresenciais avançados, voltados para usuários experientes.
Os treinamentos online da Escola Virtual são direcionados para áreas como: Administração, Banco de Dados, Desenvolvimento de Aplicativos, Gestão e Governança e Informática.
Para participar das aulas, basta fazer o cadastro na plataforma de ensino. Além disso, o site oferece um canal para pesquisar sobre os assuntos que geram mais dúvidas.
9. Microsoft
Para quem deseja estudar online em uma das empresas mais conhecidas e bem-sucedidas do mundo, basta acessar a plataforma Microsoft Virtual Academy, destinada a cursos de tecnologia.
Profissionais de TI, desenvolvedores e estudantes que estão em busca de informações e atualizações dessa área podem utilizar todas as informações da Microsoft para se manter atualizado.
Entretanto, a maioria dos treinamentos são em inglês, mas existem algumas opções em português. Com certeza, são treinamentos que podem fazer a diferença no currículo para quem está em busca de uma oportunidade no setor.
10. Google
Por meio do site Google Ateliê Digital, a maior ferramenta de busca online do mundo disponibiliza, gratuitamente, diversos conteúdos para a aprendizagem.
A ideia é ajudar pequenas empresas, assim como autônomos e empreendedores, a expandir o negócio online e alavancar a carreira. Além disso, é possível realizar apenas um módulo do curso ou fazê-lo por completo, dependendo do interesse e tempo do aluno.
Certificados dos cursos online gratuitos
Os cursos livres online são considerados ensino de Educação Profissional de Nível Básico, e não são reconhecidos pelo MEC como diploma por não serem em nível de graduação. Entretanto, são válidos como certificação de que o aluno possui conhecimentos em determinada área.
Os cursos livres, assim como os seus certificados, são autorizados por lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96). Além disso, o estudante poderá usar o certificado de conclusão para diversos objetivos como aprimorar o currículo e ter mais oportunidades de conquistar o emprego ideal; aumentar as chances de ascensão de cargo no emprego atual; e completar horas extracurriculares exigidos em faculdades.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar