7 de julho de 2025

Campanha de vacinação contra a raiva começa no dia 30 em Teresina

Redação

Publicado em 13/10/2021 17:04

Compartilhe:

Vacinação contra a raiva para cães e gatos começa no dia 30 de outubro, em Teresina. (Foto: Matheus Oliveira/ Secretaria de Saúde do DF)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou as datas da campanha de vacinação contra a raiva, destinada a cães e gatos de Teresina. A mobilização se inicia no dia 30 de outubro, das 8h às 17h, em 136 postos das zonas Norte e Leste. Já no sábado seguinte (06/11) será a vez das zonas Sul e Sudeste.

A estratégia da vacinação é dividir a etapa urbana da campanha em dois dias por questões de logística. A zona rural, por sua vez, será contemplada ainda no mês de novembro, em datas a serem divulgadas posteriormente pela FMS.

O gerente de Zoonoses da FMS, Paulo Marques, ressalta a importância de que todos os animais sejam imunizados. “Convidamos todos os tutores de cães e gatos das zonas Norte e Leste para levar seus animais a um dos postos de vacinação e garantir a dose desses animais”, alerta o gestor. “A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos. Ou seja: protegendo o seu animal você também se protege”, reforça o gestor.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí, médico veterinário Anísio Ferreira, alerta que a doença raiva canina já está circulando pelo Piauí há pelo menos dois anos. Os agentes de endemias da gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciaram o bloqueio vacinal contra a raiva após a confirmação de um caso em Teresina no mês de setembro.

A raiva é uma doença viral prevenível que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos. Paulo Marques garante a segurança da vacina, que é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.

Leia também: