Vivemos um momento histórico em nossa sociedade. Diante de situações como essas: isolamento social decorrente de uma pandemia, a ansiedade e o medo, as incertezas nos invadem, levando a inúmeras consequências para nossa saúde, como as alterações de sono.
O sono é uma função importante para nossa saúde física e mental, pois ele permite não só́ a restauração e recuperação energética do nosso corpo, mas também melhora o humor e aprendizado. Em situações de estresse e alteração da rotina, mudamos nosso comportamento em relação ao sono, passamos a ter hábitos muitas vezes incompatíveis ou que prejudiquem o início e a qualidade dele.
Os hábitos inadequados associados ao sono podem levar o cérebro a conectar a cama, o horário de dormir e seu quarto com situações que provocam repulsa e estresse, levando a um aumento da ansiedade e hipervigilância, dificultando assim o início do sono e outras alterações, como insônia, pesadelos, sono agitado, sensação de sono não reparador e alterações de ritmo de sono.
Diante da situação atual, dormir bem é uma estratégia importante para evitar o adoecimento mental e físico. Mas como fazer isso, frente à alteração da rotina, ansiedade e estresse?
Vou te apresentar algumas dicas e estratégias que podem ser eficazes na melhora da qualidade do seu sono.
Busque dormir e acordar sempre no mesmo horário:
A rotina de sono é fundamental para estabelecer e manter nosso ritmo biológico. O nosso cérebro adora previsibilidade, e estabelecer essa rotina beneficia todo nosso sistema.
Exponha-se a luz solar e seja ativo durante o dia:
O nosso corpo precisa produzir hormônios que induzam ou que levem ao sono, e uma maneira mais adequada de fazer isso é se expondo à luz solar e a atividades diurnas. Isso facilita o corpo a entender que o dia foi feito para estarmos ativos e a noite, para descansarmos.
Use seu quarto e sua cama apenas para dormir:
Não se alimente ou trabalhe na cama. Tenha locais apropriados para executar suas atividades, seja estudo ou trabalho durante o dia. O seu cérebro precisa associar cama e o quarto ao local de descanso e prazer e não, com estresse.
Diminua o uso de aparelhos eletrônicos duas horas antes de dormir:
A luz dos celulares e das TVs são extremamente estimulantes, impedindo com que o cérebro relaxe, dificultando assim a chegada do sono.
Evite fazer uso de bebidas estimulante próximo ao horário de dormir:
O uso de café́, chás estimulantes e energéticos pode prejudicar o início do sono, favorecendo o quadro de insônia.
Faça atividade física, de preferência, durante o dia:
Fazer exercícios físicos ajuda muito na qualidade e consolidação do sono, porém, evite fazer atividades intensas à noite, pois isso pode estimular o cérebro, dificultando o início do sono.
Planeje o seu dia:
Tenha uma rotina de trabalho e estudo com local, horários determinados e tarefas a serem realizadas no dia. Isso evita que você̂ se sobrecarregue ou passe a noite em claro, trabalhando. Planejar o dia traz a sensação de missão cumprida, diminuíndo a ansiedade, a frustração e o estresse.
Anote seus pensamentos e ideias antes de ir para cama:
Isso evita os pensamentos ruminativos e incontroláveis, bem como as preocupações que temos antes de dormir. Isso diminui a sensação de ficar hiperalerta, assim como o estresse e a ansiedade.
Medite, respire e relaxe antes de ir para cama:
Ter um momento para respirar e meditar auxilia muito a desacelerar a mente, bem como favorece o relaxamento do corpo, diminuíndo os níveis de ansiedade e favorecendo um boa noite de sono.
Não espere o sono chegar na cama:
Ir pra cama sem sono pode aumentar a ansiedade e nos condicionar a associar o quarto e a hora de dormir a algo desagradável, por isso, sugerimos fazer atividades relaxantes antes de ir para cama, para dar espaço ao surgimento do son.
Cuide-se, o sono é fundamental para uma boa qualidade de vida.