21 de outubro de 2025

Strans confirma circulação dos ônibus na segunda-feira (18); frota de até 200 veículos

Publicado em 17/10/2021 14:00

Compartilhe:

Ônibus em Teresina (Foto: Ravi Marques/ClubeNews)

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) confirma que os ônibus vão circular em Teresina, na segunda-feira (18), “com 100% da frota da ordem de serviço prevista para o período”, de aproximadamente 200 veículos, após acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro) e o Consórcio Intrigado de Transporte de Teresina. Eles acordaram a suspensão da paralisação das atividades por parte dos motoristas e cobradores, prevista para iniciar amanhã (18).

A suspensão da paralisação também foi confirmada ao portal ClubeNews pelo presidente do Sintetro, Ajuri Dias.  A categoria reivindica o pagamento integral mensal dos salários. Hoje, eles recebem por dia de trabalho, que nem sempre fecha o mês.

A reunião ocorreu na sede da Procuradoria Geral do Município (PGM) de Teresina na última sexta-feira (15). O superintendente da Strans, Cláudio Pessoa, informou que as partes discutiram os termos do acordo extrajudicial, lavrados há uma semana.

O superintendente esclareceu que “todas as empresas já receberam o montante referente a primeira parcela do acordo entre a PMT (Prefeitura de Teresina) e o Setut ( Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina)”.

“Agora ficou a obrigação das empresas de cumprirem com dois quesitos. O primeiro: a contra prestação para os trabalhadores, ou seja, parte desse valor repassado para as empresas deverá proporcionalmente ter o repasse aos trabalhadores pelo acordo estabelecido no ano de 2020. O segundo: cumprimento da ordem de serviço exarada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) que deve ser cumprida tão logo esse pagamento seja efetuado”, diz.

A Strans também vai monitorar a demanda diária de usuários do transporte coletivo para adequar a quantidade de passageiros ao de ônibus ofertados.

Além disso, o gerente de Transporte Público da Strans, Felipe Leal, diz que a integração temporária continua.

A Strans destaca que, “neste primeiro momento, não haverá a reabertura dos terminais, permanecendo o formato radial de atendimento que está em atuação, com percursos do bairro para o Centro”.

Volta das linhas 

Felipe Leal acrescenta que as três empresas que operam na zona Sudeste, que fazem parte do Consórcio Theresina, e as empresas Emtracol, Transfácil e Teresina irão voltar.

Elas estavam paradas e as linhas que estavam desassistidas vão operar a partir desta segunda-feira (18). Assim como as linhas circulares, Rodoviária I e II e Universidade I e II, que também retornarão.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: