
Carlienne Carpaso
carliene@tvclube.com.br
O corpo da jovem Fernanda Pereira dos Santos foi localizado na manhã desta terça-feira (19) no Rio Parnaíba. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Corpo de Bombeiros. Ela é uma das vítimas do acidente com uma canoa na zona rural da cidade de Antônio Almeida, na tarde de domingo (17).
Após buscas, quatro corpos foram localizados na segunda-feira (18), incluindo de mãe e filha. Nesta terça-feira (19), a equipe resgatou o corpo da Fernanda.
No momento do acidente, 11 pessoas estavam na embarcação; seis pessoas conseguiram sobreviver.
A perícia criminal vai investigar se o barco estava superlotado e se as pessoas usavam colete salva-vidas. A Polícia Civil aguarda os laudos periciais.
“Se confirmada as informações que foram obtidas no local, o tipo de embarcação não é apropriada para a quantidade de pessoas que a ocupava no momento do fato. Isso nós vamos apurar com calma; se as pessoas que estavam dentro do barco usavam coletes e as circunstância. A dinâmica do que aconteceu“, perito criminal, Valtenir Pessoa.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Policiais Civis e Militares, moradores e pescadores realizaram as buscas pelos corpos.
Os corpos foram levados para a Unidade Básica de Saúde Napoleão da Costa Veloso.
Sepultamentos
O corpo da Elisandra Barros Siqueira Borges foi para Brasília ontem à noite para sepultamento.
As vítimas:
Fernanda Pereira dos Santos, 18 anos
Julianne Bezerra Magalhães Saraiva, 36 anos
Maria Julia Magalhaes Saraiva Martins, 5 anos (filha de Julianne)
Jocilene Araújo Brito, 38 anos
Elissandra Barros Siqueira, 21 anos
Cidade de luto
O acidente com a embarcação ocorreu em uma região de represa onde passa o Rio Parnaíba, no povoado Formiga. No local, há muitas plantas aquáticas.
A Prefeitura Municipal de Antônio Almeida decretou luto oficial. A secretaria municipal de saúde, Jamila Martins, diz que a cidade vive uma “tristeza geral”.
“Todo mundo abatido, o pessoal está vivendo a dor, é uma tristeza geral, sofrimento mesmo”, conta a secretária.
Capitania dos Portos
Em nota, a Capitania dos Portos do Piauí – a Marinha do Brasil – informou que “designou uma equipe de Salvamento e Resgate (SAR) para ir ao local obter mais informações. Será instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar possíveis causas e a responsabilidades pelo acidente”.
“A Marinha do Brasil conclama a sociedade a participar ativamente do esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar à segurança do tráfego aquaviário, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico, por meio do Disque emergências Marítimas e Fluviais: 185”.