Dia do Piauí: Personalidades piauienses se destacam em nível nacional

O Portal ClubeNews fez uma seleção de personalidades piauienses que se destacaram no Brasil em quatro categorias.

Kelvyn Coutinho
kelvyn@tvclube.com.br

Para comemorar o Dia do Piauí e os 199 anos desde que o estado se declarou independente de Portugal, o portal ClubeNews preparou uma lista de personalidades piauienses que se destacam em nível nacional. São pessoas das áreas da política, cultura, esporte e ciência que ajudaram a tornar o Piauí mais conhecido em todo o Brasil nos últimos anos.

Cultura

Whindersson Nunes: natural de Palmeira do Piauí, onde nasceu em 5 de janeiro de 1995, o piauiense é um dos maiores youtubers do Brasil. Possui mais de 40 milhões de inscritos em seu canal no YouTube  e começou postando vídeos de humor que rapidamente viralizaram nas redes sociais e deram visibilidade ao humorista no Piauí e no resto do país. Whindersson estrela a sitcom Os Roni do Multishow desde 2019 e também se aventura na música sob o pseudônimo Lil Whind.

Humorista piauiense Whindersson Nunes. (Foto: Reprodução/Instagram)

Lais Ribeiro: nascida em 5 de outubro de 1989 em Miguel Alves, a modelo é atualmente uma angel da grife norte-americana de lingerie Victoria’s Secret. Começou a carreira de modelo em 2009 e desde então  acumula trabalhos em algumas das maiores grifes mundiais, como Tom Ford, Balmain, Chanel e Louis Vuitton. Em 2017, Lais foi a angel escolhida para usar o Champagne Nights Fantasy Bra no Victoria’s Secret Fashion Show. A peça é avaliada em 2 milhões de dólares.

Modelo Lais Ribeiro. (Foto: Reprodução/Instagram)

Monalysa Alcântara: a modelo teresinense nascida em 24 de janeiro de 1999 foi a primeira piauiense a vencer o concurso de Miss Brasil, tendo conquistado o 1º lugar em 2017. Antes de conquistar o título, Monalisa foi eleita Miss Teen Piauí em 2016 e ficou em 2º lugar no Miss Teen Brasil. Como representante do Brasil no Miss Universo 2017, Monalysa ficou entre as 10 finalistas do concurso.

Modelo Monalysa Alcântara. (Foto: Reprodução/Instagram)

Anderson Rodrigues: o cantor teresinense ganhou destaque no início de 2021, quando a música ‘Carinha de BBzinha’ tocou durante uma festa no Big Brother Brasil 21. A música teve até dança da vencedora do programa, Juliette Freire, com um dos manequins da festa. No YouTube, o vídeo da música ultrapassou 1 milhão de visualizações após passar na festa do Top 5 do BBB 21 e chegou a ficar em 16º lugar na lista das 50 músicas virais do Spotify Brasil. Atualmente, a música possui mais de 11 milhões de plays no Spotify e o videoclipe oficial mais de 9 milhões de visualizações no YouTube.

Cantor Anderson Rodrigues. (Foto: Reprodução/Instagram)

Esportes

Luis Carlos Cardoso: natural da cidade de Picos, o atleta paralímpico conquistou a medalha de prata nas Paralimpíadas de Tóquio na canoagem de velocidade na categoria KL1, com o tempo de 48,031s, a primeira medalha paralímpica do Brasil na modalidade. O paracanoísta dedicou a conquista à mãe, que faleceu em 2009, mesmo ano em que ele perdeu os movimentos. Antes de ser um fenômeno da paracanoagem, Luis foi dançarino profissional por nove anos e chegou a trabalhar na banda do cantor piauiense Frank Aguiar.

Atleta paralímpico Luis Carlos Cardoso. (Foto: Reprodução/Instagram)

Sarah Menezes: a teresinense nascida em 26 de março de 1990 é judoca e medalhista olímpica. A atleta competiu em três edições dos Jogos Olímpicos: Pequim (2008), Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016), tendo entrado para a história do esporte nacional ao se tornar a primeira mulher brasileira  a conquistar uma medalha de ouro no judô. O título foi conquistado por Sarah em Londres 2012.

Campeã olímpica de judô Sarah Menezes. (Foto: Reprodução/Instagram)

Renê Rodrigues: o jogador de futebol nasceu em 14 de setembro de 1992 em Picos e atua como lateral-esquerdo no Flamengo, onde ganhou, em 2018, o Troféu Bola de Prata da ESPN e o Prêmio Craque do Brasileirão, do GloboEsporte.com. No Brasileirão 2020, foi campeão brasileiro com o Flamengo.

João Henrique Falcão: o piauiense nasceu em Teresina, mas iniciou a carreira na cidade vizinha de Timon, no Maranhão. Após se especializar nos 400m, o velocista passou a disputar campeonatos regionais e nacionais, é medalhista sul-americano de atletismo e já garantiu medalha de ouro no revezamento 4x400m no Campeonato Sul-Americano de Atletismo. João foi convocado para competir nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, onde fez parte do primeiro time de revezamento misto do Brasil na história dos Jogos Olímpicos.

Atleta olímpico João Henrique Falcão. (Foto: Reprodução/Instagram)

Política

Wellington Dias: governador do Estado, José Wellington de Araújo Dias nasceu em Oeiras em 5 de março de 1962 e foi eleito para chefiar o Executivo piauiense pela primeira vez em 2002, tendo sido reeleito em 2006, eleito novamente em 2014 e reeleito em 2018. Além de governador, Dias já foi vereador de Teresina, deputado estadual, deputado federal, senador e atualmente é presidente do Consórcio Nordeste – que vem ganhando destaque na mídia nacional, principalmente, durante o combate à pandemia de Covid-19.

Governador Wellington Dias. (Foto: Jonas Carvalho/Portal ClubeNews)

Ciro Nogueira: o teresinense nascido em 21 de novembro de 1968 atualmente é ministro-chefe da Casa Civil e senador licenciado. Foi eleito deputado federal em 1994, senador em 2010 e 2018 e desde 2013 exerce o cargo de presidente nacional do Progressistas, sendo considerado um dos políticos mais influentes do Brasil pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Ministro Ciro Nogueira. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Margarete Coelho: natural de São Raimundo Nonato, onde nasceu em 12 de março de 1961, atualmente exerce o cargo de deputada federal, para o qual foi eleita em 2018. Já foi deputada estadual de 2011 a 2014 e vice-governadora do Piauí de 2015 a 2019. Margarete também foi listada como uma das políticas mais influentes do Brasil pelo Diap.

Deputada federal Margarete Coelho. (Foto: Andrê Nascimento/G1 Piauí)

Kassio Nunes Marques: o ministro teresinense nascido em 16 de maio de 1972 foi desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, nomeado pela ex-presidente Dilma Rousseff, de 2011 a 2020, quando foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a cadeira deixada pelo ex-ministro Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ministro Kassio Nunes Marques. (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

Ciência

Alessandro de Lima: o professor do Campus Teresina Zona Sul do Instituto Federal do Piauí (IFPI) é o único cientista piauiense na lista publicada recentemente pelo AD Scientific, que mostra os 10.000 cientistas dos países membros do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) que mais contribuíram com o desenvolvimento da ciência no mundo.

Professor Alessandro de Lima. (Foto: Divulgação/IFPI)

Lilian Catenacci: a professora do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está entre as sete cientistas escolhidas como ganhadoras do prêmio ‘Para Mulheres na Ciência’ (For Women in Science). Primeira pesquisadora da UFPI a ganhar o prêmio, Catenacci venceu na categoria  ‘Ciências da Vida’. O prêmio é uma parceria entre a UNESCO no Brasil (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a L’Oréal, fabricante francesa de cosméticos.

Professora Lilian Catenacci. (Foto: Divulgação/UFPI)

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar