Projeto fotográfico mostra as belezas do Piauí e realça o potencial turístico do estado

Aproveite para escolher o seu próximo destino, prepare o roteiro de viagem e libere a memória do celular para mais fotos. 

Polo Costa do Delta, Luís Correia-PI (Foto: Margareth Leite/arquivo pessoal)

Carlienne Carpaso
carliene@tvclube.com.br

Se você ama viajar, precisa acompanhar essa leitura até o final. Neste 19 de Outubro, em homenagem aos 199 anos do Piauí, o Portal ClubeNews conversou com a fotógrafa piauiense Margareth Leite sobre o “Cenas do Piauí”, projeto fotográfico que percorre o estado de uma ponta a outra e ressalta o potencial turístico nas cidades piauienses. Margareth defende que o Piauí é repleto de riquezas e poderia viver só do turismo sustentável.

Das praias às serras, do litoral ao sertão, Margareth transforma o amor pela fotografia e pelo Piauí em imagens espetaculares. Aproveite para escolher o seu próximo destino, preparar o roteiro de viagem e liberar a memória do celular para mais fotos.

Barra Grande-PI (Foto: Margareth Leite/arquivo pessoal)
Buriti dos Cavalos em Piripiri (Foto: Margareth Leite)

O Projeto Cenas do Piauí integra o Prêmio Maria da Inglaterra, pela Lei Aldir Blanc, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), do Governo do Piauí. As viagens iniciaram em abril deste ano pelas cachoeiras da região Norte.

Pelo projeto, Margareth já passou pelas cidades de Cocal, Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Piracuruca e Piripiri. Outras cidades dessa região serão visitadas. Até o fim de 2021, a expectativa é iniciar as cidades do Sul, como São Raimundo Nonato, Redenção do Gurguéia e Bom Jesus.

Foto do Cânion do Poty antes do projeto para ilustrar a reportagem (Foto: Margareth Leite/arquivo pessoal)
Foto da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato-PI antes do projeto para ilustrar a reportagem (Foto: Margareth Leite)

Das mais diversas histórias, ela conta uma na cidade de Piracuruca, em 21 de junho, quando fotografou o Solstício de Inverno, no Parque Nacional de Sete Cidades, nas primeiras horas do dia.

“Como acontece em Stonehenge, na Inglaterra, os famosos círculos de pedra, onde se observa a entrada do primeiro raio de luz do sol. Aqui temos um círculo natural que lembra um castelo medieval, onde um raio de sol entra por um orifício e se projeta na ‘pedra do Diabo’ no meio do castelo. Misto de mistério e de beleza”, descreve.

Vista do Castelo do solstício no Parque Nacional de Sete Cidades (Foto: Margareth Leite/arquivo pessoal)
Arco do Triunfo Parque Nacional de Sete Cidades em Piracuruca (Foto: Margareth Leite/arquivo pessoal)

Ao passo em que cada cidade é visitada, Margareth atualiza o perfil oficial do projeto na rede social Instagram (@cenasdopiaui) , uma forma de prestar contas perante o edital da Lei Aldir Blanc até o mês de dezembro de 2021. Depois disso, o projeto segue sozinho com Margareth.

“Eu sempre gostei de viajar e fotografar. Eu sempre gostei da luz, da composição. Quando conhecia um lugar, eu queria mostrar aquilo. A reação das pessoas ao ver a minha fotografia era sempre a mesma: ‘isso é no Piauí?’. As pessoas não acreditam que aqui tem lugares incríveis para se viajar. Aqui tem muita riqueza. Todas as vezes que presenciei essa reação, sentia, cada vez mais, a necessidade de mostrar as belezas do Piauí para despertar o interesse das pessoas em conhecer o nosso estado”.

Imagem de dentro da Cachoeira do Salto Liso em Pedro II (Foyo: Margareth Leite)

Todo esse encanto pelo estado tem provocado o interesse de amigos e desconhecidos, especialmente agora com o Cenas do Piauí. A fotógrafa relata que o perfil já possui seguidores no exterior. “Eles acompanham o perfil e falam que na próxima viagem ao Brasil o Piauí será incluído no roteiro”.

Assim que finalizar as viagens, sem data oficial, a ideia é tirar as fotografias do ambiente virtual, levá-las para exposições e eternizá-las em livro. Mas, para isso, a fotógrafa conta que um novo projeto deverá ser elaborado para angariar recursos.

Morro do Gritador em Pedro II (Foto: Margareth Leite/arquivo pessoal)
Delta do Parnaíba (Foto: Margareth Leite/arquivo pessoal)
Encontro dos Rios em Teresina-PI (Foto: Margareth Leite/arquivo pessoal)

Nessa jornada, Margareth também busca incentivar o turismo sustentável, aconselhar o respeito à natureza e presenciar o ambiente com responsabilidade, como não jogar lixo nas cachoeiras e facilitar o acesso aos locais com boa infraestrutura. Ela conta que basta “um detalhe” para que o turismo de forma positiva transforme a economia local.

“Têm lugares que sabem trabalhar o turismo de forma positiva. Uma ‘coisinha’ já é suficiente para a cidade toda viver daquela riqueza. Nós temos muitas riquezas; o Piauí poderia viver só do Turismo, sem ser exploratório”, diz.

Polo Costa do Delta, Luís Correia-PI (Foto: Margareth Leite/arquivo pessoal)

A Fotógrafa 

Piauiense, natural de Teresina, Margareth Leite possui graduação em Comunicação Social e especialização em Marketing pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi). Ama fotografar a natureza e as manifestações culturais. É retratista. Primeira repórter fotográfica do Piauí. A carreira como fotógrafa iniciou em 1990.  Já lecionou fotografia, promoveu oficinas e produziu documentários. Suas fotografias estão espalhadas pelo mundo. Já são 31 anos de fotografia.

Fotógrafa Margareth Leite (Foto: arquivo pessoal)
Fotógrafa Margareth Leite (Foto: arquivo pessoal por Paulo Lopes)

 

O Portal ClubeNews aproveita para repassar uma listinha especial para você se aventurar pelo Piauí:

  • Destinos Serras e Parques: cidades de Piracuruca (196 km de Teresina), Piripiri (157 km de Teresina), Pedro II (195 km de Teresina ), Castelo do Piauí (190 km de Teresina), Caracol (607 km de Teresina) e São Raimundo Nonato (517 km de Teresina).
  • Destino Litoral: Ilha Grande (326 km de Teresina), Parnaíba (318 km de Teresina), Luís Correia (338 km de Teresina) e Cajueiro da Praia (384 km de Teresina).
  • Destino Cultura e Religiosidade: Campo Maior (78 km de Teresina), Santa Cruz dos Milagres (181 km de Teresina), Amarante (160 km de Teresina), Oeiras (313 km de Teresina), Floriano (224 km de Teresina) e Picos (306 km de Teresina).
  • Destino Capital: Teresina

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar