7 de julho de 2025

Número de furtos e roubos dobrou de 2020 para 2021, segundo SSP

Lucy Brandão

Jornalista
Publicado em 23/10/2021 18:00

Compartilhe:

Imagens de câmera de segurança de um dos estabelecimentos mostra o criminoso no local. Foto: reprodução

Moradores da zona norte estão assustados com a quantidade de assaltos na região. Somente na última semana foram cinco arrombamentos a pontos comerciais, sendo três no mesmo estabelecimento. Segundo o relatório Dados da Violência, da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o número de furtos e roubos praticamente dobrou em relação ao ano passado.

Os números divulgados pela SSP-PI impressionam. Em Teresina, apenas em abril de 2020, foram registrados 813 crimes. No mesmo mês, este ano, foram 1.256 ocorrências. Somente de arrombamentos e furtos a estabelecimentos comerciais foram 442 ocorrências entre os meses de janeiro a setembro de 2021.

Em toda a capital, segundo a Polícia Civil, foram contabilizados 10.288 roubos de janeiro a agosto deste ano. Isso representa 72% do total de todo o ano passado, que foi de 14.281 casos.

Prejuízo financeiro e psicológico
A loja de material de construção da comerciante Maria Hosana de Oliveira foi um dos estabelecimentos da zona norte que passaram a integrar os dados da Secretaria de Segurança. Foram seis arrombamentos seguidos e um prejuízo de R$ 15 mil.

“Teve um dia que cheguei e não tinha mercadoria nenhuma. Da última vez, não tinha o que roubar e ele levou até os santos. Eu chorando pensei em desistir porque tive que começar praticamente do zero”, relata a empresária.

Imagens de segurança mostram que o mesmo criminoso também arrombou outro estabelecimento a poucos metros. O restaurante da dona Clea Maria Oliveira, que fica na Av. Pernambuco, na Primavera, já foi furtado pela terceira vez seguida esta semana – no domingo, na terça e na quarta-feira.

“Ele sempre leva pouca coisa, mas tem o prejuízo psicológico também da gente chegar e ver o restaurante da gente arrombado, bagunçado. E até se fosse uma lata de refrigerante seria um prejuízo pra gente”, diz Clea.

Denúncia necessária
A advogada Maria Dalva Fernandes alerta para a necessidade das vítimas registrarem o Boletim de Ocorrência. “Mesmo estando desacreditado do sistema estatal, o que não pode acontecer é que o cidadão deixe de notificar e que passe batido esse tipo de situação como assaltos, pequenos assaltos, pequenos furtos”, alerta.

Leia também: