Número de furtos e roubos dobrou de 2020 para 2021, segundo SSP

Portal ClubeNews conversou com comerciante que teve sua loja arrombada seis vezes seguidas este ano

Imagens de câmera de segurança de um dos estabelecimentos mostra o criminoso no local. Foto: reprodução

Moradores da zona norte estão assustados com a quantidade de assaltos na região. Somente na última semana foram cinco arrombamentos a pontos comerciais, sendo três no mesmo estabelecimento. Segundo o relatório Dados da Violência, da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o número de furtos e roubos praticamente dobrou em relação ao ano passado.

Os números divulgados pela SSP-PI impressionam. Em Teresina, apenas em abril de 2020, foram registrados 813 crimes. No mesmo mês, este ano, foram 1.256 ocorrências. Somente de arrombamentos e furtos a estabelecimentos comerciais foram 442 ocorrências entre os meses de janeiro a setembro de 2021.

Em toda a capital, segundo a Polícia Civil, foram contabilizados 10.288 roubos de janeiro a agosto deste ano. Isso representa 72% do total de todo o ano passado, que foi de 14.281 casos.

Prejuízo financeiro e psicológico
A loja de material de construção da comerciante Maria Hosana de Oliveira foi um dos estabelecimentos da zona norte que passaram a integrar os dados da Secretaria de Segurança. Foram seis arrombamentos seguidos e um prejuízo de R$ 15 mil.

“Teve um dia que cheguei e não tinha mercadoria nenhuma. Da última vez, não tinha o que roubar e ele levou até os santos. Eu chorando pensei em desistir porque tive que começar praticamente do zero”, relata a empresária.

Imagens de segurança mostram que o mesmo criminoso também arrombou outro estabelecimento a poucos metros. O restaurante da dona Clea Maria Oliveira, que fica na Av. Pernambuco, na Primavera, já foi furtado pela terceira vez seguida esta semana – no domingo, na terça e na quarta-feira.

“Ele sempre leva pouca coisa, mas tem o prejuízo psicológico também da gente chegar e ver o restaurante da gente arrombado, bagunçado. E até se fosse uma lata de refrigerante seria um prejuízo pra gente”, diz Clea.

Denúncia necessária
A advogada Maria Dalva Fernandes alerta para a necessidade das vítimas registrarem o Boletim de Ocorrência. “Mesmo estando desacreditado do sistema estatal, o que não pode acontecer é que o cidadão deixe de notificar e que passe batido esse tipo de situação como assaltos, pequenos assaltos, pequenos furtos”, alerta.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar