Kelvyn Coutinho
kelvyn@tvclube.com.br
A vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), Leopoldina Cipriano, informou que alguns municípios procuraram o órgão na manhã desta segunda-feira (25) para denunciar que estão sem estoque de vacinas antirrábica e contra Covid-19.
Para Leopoldina, a falta de vacinas é decorrente de uma falta de logística da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) de deslocar os imunizantes que chegam em Teresina até as regionais de saúde para que os municípios possam abastecer seus estoques.
“Na verdade, alguns municípios estão com falta de vacina para Covid, tanto a do Butantan quanto a AstraZeneca, que o governo precisa mandar deixar nas regionais de saúde para que a gente mande pegar. E também está faltando vacina canina e isso tudo por falta de logística de deslocar essa vacina de Teresina, da rede de frios, até as regionais de saúde para que os municípios possam pegar essas vacinas”, disse a vice-presidente.
A representante do Cosems afirmou que a falta de doses atinge a Serra da Capivara, que compreende municípios da região de São Raimundo Nonato, e do Vale do Piauí e Itaueira, que compreende os municípios da região de Floriano.
“Alguns secretários [de saúde] da região da Serra da Capivara contataram o Cosems hoje pela manhã relatando que estão sem vacina contra Covid-19 para continuar a campanha durante essa semana. Já na região de Floriano, segundo os secretários, eles ainda não iniciaram a aplicação da vacina antirrábica, que é a vacina para cães e gatos, também porque a vacina não chegou na regional de Floriano”, afirmou Leopoldina.
O que diz a Sesapi
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou vai reforçar, nesta terça-feira (26), o processo de distribuição das vacinas contra a Covid-19 para todas as regiões do Piauí. Segundo a pasta, serão enviadas 356.870 vacinas para primeiras e segundas doses (D1 e D2) e dose reforço (DR). O envio será por via terrestre.
“Do total, são 246.870 imunizantes da Pfizer/BioNTech, sendo 81.900, 80.730 para atender pessoas acima de 60 anos de idade e 84.240 para a segunda dose (D2) do esquema vacinal iniciado na 35ª remessa. Serão distribuídas também 110.000 vacinas AstraZeneca/Fiocruz para grupos prioritários de pessoas com comorbidades e com deficiência permanente que tomaram a D1 deste imunizante. Do montante, já foram distribuídas 31.615 doses para as Regionais de Teresina, Piripiri, Campo Maior, Parnaíba e Barras”, informou a Sesapi.
Os lotes da vacina Covid-19 que chegam ao Piauí são recebidas no aeroporto de Teresina pela equipe do Centro de Distribuição Logístico da Sesapi, que armazena os imunizantes em câmaras frias. Esse time é o responsável por realizar a contagem e separação das doses de acordo com estimativas populacionais definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO) e com base no quantitativo de doses disponibilizadas pelos laboratórios que fabricam os imunizantes a cada semana.
De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, o Piauí adotou desde o início da campanha uma metodologia de distribuição das vacinas que vem dando certo. “Como recebemos vacinas duas, três vezes na semana, juntamos os lotes e enviamos para o interior em uma única remessa semanal”, declara. Segunda ela, isso facilita a programação dos municípios, que são responsáveis por pegar os imunizantes nas Regionais de Saúde instaladas nos municípios polos.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!