Quem precisa sair de Teresina (PI) para Timon (MA) após às 18h30 vive as dificuldades de enfrentar o congestionamento na Ponte da Amizade e o fechamento da Ponte Metálica. Por falta de segurança, o fluxo na Ponte Metálica fica interrompido nesse sentido durante a noite, provocando maior fluxo de veículos nas demais. A falta de monitoramento policial também aumenta a sensação de insegurança.
Um dos problema é que o posto de monitoramento onde ficava os policiais militares do Piauí também segue desativado na Ponte Metálica. Há mais de um ano, o departamento de trânsito de Timon assumiu a responsabilidade de controlar o fluxo da Ponte Metálica. Vários equipamentos já foram furtados do local.
O diretor executivo do Departamento Municipal de Trânsito de Timon, Ronaldo Gonçalves, disse que “o equipamento de áudio das câmeras, a fiação elétrica dos semáforos, o cabeamento foi roubado. A situação é falta de segurança realmente na parte da noite”.
A situação de insegurança se agravou na cabeceira da ponte Metálica na parte de Teresina, depois que o posto da Polícia Militar do Piauí foi desativado. O local está abandonado. Atualmente, o controlador que trabalha pelo Departamento de Trânsito de Timon, mas que ficado do lado piauiense, é acompanhado por um segurança.
“O fluxo normal é de 8h as 18h30. Às 18h30, a gente fecha Teresina-Timon, para ser sincero, até o dia seguinte às 8h. Estivemos reunidos com o secretário de Segurança do Piauí, com o superintendente da Strans, comandante da Polícia Militar, e iniciamos as tratativas e estamos no aguardo reestabelecimento da segurança do lado de Teresina para que a gente possa voltar ao controle semafórico e a ponte voltar a funcionar os dois fluxos ao mesmo tempo”, disse o diretor.
Nos horários de pico, quando tem o maior fluxo de veículo ao meio-dia e no final da tarde, é grande a espera dos condutores para passar pela ponte.
Com o fluxo na Ponte Metálica em somente um sentido, fica maior a passagens de veículos na Ponte da Amizade.
“Esse horário é muito perigoso para gente. Já aconteceu colegas, motoristas de aplicativos, serem assaltos aqui por conta desse horário, fora a demora também”, diz o motorista Ronaldo.
A Polícia Militar do Piauí informou que o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual está com guarnições no local no período da noite e que já fizeram uma reunião para que a Superintendência Municipal de Trânsito de Teresina assumisse o posto.
Já a Strans informou que essa reunião existiu, mas nada foi decidido sobre essa possibilidade até o momento. A Strans disse ainda que os agentes atuam em pontos estratégicos, próximos da ponte, orientando os motoristas durante a noite.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar