Lucy Brandão e Kelvyn Coutinho
lucy@tvclube.com.br
O Impulso, reality show empresarial do Piauí, já está na terceira semana e tem ainda muitos desafios para que os participantes cheguem até a grande final e levem para casa o prêmio de quase R$ 30 mil em benefícios.
Ao todo foram seis empresas selecionadas para participar do programa que vai ao ar todo sábado, após o Jornal Hoje, na Rede Clube. Apresentado pela jornalista Marina Linard, o Impulso Piauí reúne um time de consultores que dão dicas importantes sobre empreendedorismo, inovação e gestão. O reality é realizado em parceria com o Sebrae Piauí.
Os selecionados para o Impulso Piauí foram: Urbolo, NR Jeans, Garagem Orgânica, Manuh Confeiteira, João do Lixo Reciclagem e PijaMaria’s. Nas primeiras semanas duas empresas foram eliminadas. A João do Lixo Reciclagem foi desclassificada por irregularidades no cumprimento da primeira prova. Já a Manuh Confeitaria foi a empresa que teve o menor resultado na prova que desafiou os competidores a conseguir o maior número de seguidores nas redes sociais em menos tempo.
Esta semana restam quatro duplas na competição. O portal ClubeNews mostra quem são as empresas que ainda estão no programa e convida você a escolher para quem vai torcer nessa competição real:
Urbolo – Jayra Furtado e Iara Furtado
Para Jayra, proprietária da empresa Urbolo, cozinhar era uma paixão e um hobby que acabou ajudando no tratamento de uma depressão. Após perder o pai, a empreendedora foi orientada pelo seu médico a investir em algo que lhe desse prazer e não fosse visto como uma obrigação, daí nasceu a Urbolo.
“Sempre cozinhei para família e amigos. Teve uma época que eu perdi meu pai e tive depressão. As pessoas sempre perguntavam por que eu não comercializava os bolos, diziam que eram muito bons. Eu iniciei o tratamento da depressão e o médico me orientou a que fazer algo que me desse prazer sem que eu sentisse obrigação, e daí eu comecei a fazer por incentivo da família, inclusive da Iara. Ela começou a comercializar para mim e aí uma coisa que era hobby acabou que virou negócio e vem fluindo até hoje. A gente vem estudando e tentando se profissionalizar, porque era uma coisa que era por hobby e virou a nossa fonte de renda”, comentou Jayra.
NR Jeans – Maria Gorette Siqueira e Jéssica Rocha
Já a proprietária da NR Jeans, Maria Gorette, iniciou seu negócio após o incentivo do marido, que já trabalhava como representante comercial e poderia vender os produtos para clientes antigos fora do estado.
“Começou em setembro de 1990, com mil metros de pano e 4 máquinas, em Piripiri. A gente foi caminhando, crescendo. Meu marido era representante comercial e vendia confecção para outras empresas, viajava para o Maranhão, para o Pará, e daí veio a ideia de nós fabricarmos alguma coisa que não fosse concorrente do que ele já vendia, porque ele já tinha os clientes e assim começou”, disse Gorette.
A filha da empreendedora, Jéssica, afirma que se viu dentro da empresa ainda pequena, e que acompanhou a evolução dos negócios da família ao longo dos anos.
“Eles começaram vendendo um produto bem mais básico e bem nichado e depois foram migrando até chegar hoje ao jeans que a gente fabrica e vende. Eu tenho 30 anos e desde que eu nasci eu me vi dentro da empresa. Nunca existiu um dia que a gente não falasse de empreendedorismo, de consultoria do Sebrae, de que a gente não tivesse que viver e respirar tecido”, comentou Jéssica.
Garagem Orgânica – Antônio de Oliveira Neto e Rafael de Oliveira
Os sócios Antônio e Rafael decidiram começar a empreender no ramo dos alimentos orgânicos após um deles vivenciar a experiência de trabalhar em um hospital que trata pacientes com câncer, e decidiram que queriam oferecer às pessoas um estilo de alimentação mais saudável.
“Antes de começar essa empresa, eu trabalhava no Hospital São Marcos, de combate ao câncer, e lá eu observei uma realidade que eu não conhecia, que era a doença do câncer. E ao descobrir o motivo dessa doença, que na maioria das vezes é a alimentação, foi quando a gente teve essa virada de chave. O Rafa me convidou para começar a plantar dentro do sítio dele e foi quando a gente começou a fazer o plantio de subsistência dos nossos alimentos: milho, macaxeira, uma variedade pouca mas em grande volume”, afirmou Antônio.
Rafael comentou que o intuito do negócio é mostrar às pessoas de onde vem o alimento que elas consomem, para passar confiança. “A gente começou em 2017 e a primeira oportunidade que a gente teve foi um espaço que ofereceram para que a gente produzisse uma horta. Era um espaço onde ficava uma piscina e a gente criou uma horta. O interessante é que conectou as pessoas daquele ambiente, e tornou aquilo ali uma coisa a mais do dia-a-dia deles. Isso que a gente gosta, de mostrar o cotidiano, mostrar de onde vem a comida, de mostrar a importância de produzir um alimento livre de agrotóxicos. A gente quer mostrar essa importância para o meio ambiente e para todo mundo. Esse é um projeto que a gente gosta muito dele por isso, a gente trabalha com as pessoas que fazem tudo se mexer, se movimentar, porque a alimentação é tudo”, completou Rafael.
Pijamarias – Aline Morais e Joana Araújo
Desde a sua inscrição, a empresária Aline Morais estava super ansiosa com o resultado dos selecionados para participar do reality. Proprietárias do Pijamarias, Aline e Joana vendem pijamas personalizados, pantufas e máscaras para dormir e trabalham pensando no conforto da hora de dormir.
A empresa abriu quando começou a pandemia e segundo Aline, o que ela achou se seria temporário, foi uma grande oportunidade de negócio e está crescendo. “Eu sou contadora por formação, mas sempre amei costurar e quando criança fazia meus pijamas para combinar com os das minhas bonecas. Quando começou a pandemia, as pessoas ficaram mais em casa e procuraram roupas confortáveis para esse período. Foi aí que nasceu a Pijamarias”
Aline ressaltou as dificuldades e os desafios encontrados em empreender. “Todos os dias queremos ser sempre melhores para os nossos clientes e estou muito feliz com a minha participação no programa”, afirmou.
O Impulso Piauí vai ao ar todo sábado à tarde, logo depois do Jornal Hoje, na Rede Clube.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar