Banho de águas cristalinas e termais em Cocal da Estação chamam a atenção dos turistas no Piauí

O local fica localizado a caminho do litoral piauiense e se tornou parada obrigatória dos turistas.

Olho D’água, comunidade Frecheiras. (Foto: Arquivo ClubeNews)

Thálef Santos
thalefsantos@tvclube.com.br

Distante 236 quilômetros de Teresina, a cidade de Cocal da Estação exibe aos visitantes uma paisagem de encantar. Um paraíso de águas cristalinas e natureza exuberante está chamando a atenção dos turistas do Piauí e de outros estados.

Cocal da Estação fica situada no percurso rumo ao litoral piauiense e se tornou parada obrigatória dos viajantes em busca de tranquilidade e contato com o meio ambiente. O banho que ficou famoso na região fica no Sítio Frecheiras.

A comunidade local conhecida é Frecheiras da Lama e  leva esse nome por causa da terra que fica inundada pelas nascentes de pelo menos três riachos que se encontram na região, que se encontra a oito quilômetros da área urbana de Cocal da Estação.

Olho D’água com águas cristalinas e termais. (Foto: Arquivo ClubeNews)

Descoberta

Quem também descobriu esse paraíso foi Cínthia Rodrigues, que deixou a capital teresinense para explorar o município de Cocal. Ela, desde então, criou o @descubracocal , e passou a compartilhar para o mundo os roteiros mais belos da cidade.

“Essa experiência incrível de contato com a natureza é algo fantástico. A gente procura essa paz e equilíbrio que a natureza proporciona. Esse é meu lugar favorito no mundo”, conta Cínthia, a guia turística do local.

O santuário natural é envolto por mata ciliar e se encontra em propriedade privada. Os donos cuidam do local e preservam esse paraíso.

 

Igrejinha secular, próxima ao local de banho da região. (Foto: Arquivo ClubeNews)

Religião

Não muito distante do local de banho, uma igrejinha secular abriga a imagem de Nossa Senhora do Rosário. A imagem, feita de madeira e revestida em uma espécie de porcelanato, gera dúvida nos pesquisadores, que se perguntam em que ano ela foi construída.

Segundo o historiador João Passos, as teorias apontam para o período entre 1616 e 1778. Ele conta que a dúvida está entre o período de catequização dos índios e o ano datado em documentação local de solicitação da construção de uma igreja chamada Nossa Senhora do Rosário na região de Frecheiras em 1781.

Imagem de Nossa Senhora do Rosário, Igrejinha secular de Frecheiras. (Foto: Arquivo ClubeNews)

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar