Iremos começar a nossa jornada rumo aos “segredos” de como ensinar uma criança a ser obediente. Nesse artigo iremos falar sobre o primeiro segredo: é necessário ter AUTORIDADE.
Considero que a jornada pela obediência se inicia com um fato: é impossível ter obediência sem existir algum grau de autoridade. Afinal, para existir obediência é preciso haver uma ordem a ser cumprida. Pode parecer óbvio, mas não é. Nesse ponto é necessário esclarecer a diferença entre uma ordem e um pedido.
Vamos imaginar a situação a seguir. Você deseja dar ao seu filho de três anos um comando: que ele vá até o quarto e guarde o brinquedo que atualmente está no chão da sala. É comum ver pais usando essas palavras: “filho, você pode guardar o brinquedo no quarto?”. Ao usarem essas palavras os pais fazem um pedido, eles não emitem uma ordem. Caso a criança não execute o comando ela não estará desobedecendo, afinal um pedido pode ser cumprido ou não. Porém, e se as palavras forem: “filho, vá guardar o brinquedo no quarto!”. Neste caso terá sido emitida uma ordem, o que é bem diferente. Não executar esse comando resultará em desobediência.
Uma ordem deve vir revestida de autoridade. Significa que existe hierarquia e essa característica pode e deve ser evidenciada das mais diversas formas. Alguns detalhes simples costumam fazer muita diferença. Experimente emitir a ordem com tom de voz de autoridade (o que é diferente de gritar), abaixando na altura da criança e olhando nos olhos. O comando deve ser curto, direto e objetivo. Não perca a chance de explicar a razão do comando, mas dê preferência por explicar em outro momento (como antes da ordem ou após a execução do comando).
Ao emitir uma ordem, mantenha a calma e concentração para a próxima etapa: a consequência. Após emitir uma ordem adequadamente só existem 2 resultados possíveis: a criança irá obedecer ou desobedecer. Caso a criança cumpra a ordem não perca a chance de elogiar, parabenizar e até mesmo recompensar. Essa é a parte positiva da disciplina! Mas, e se a criança desobedecer? Pessoalmente acredito que seja importante relacionar a desobediência com consequências negativas. Isso não significa dar uma surra na criança, existem muitos tipos e intensidades de consequências negativas. Um exemplo seria perder o direito ao brinquedo.
Não posso deixar de fazer um ALERTA: a autoridade é o primeiro segredo para ensinar obediência aos filhos, mas não é o único. Me atrevo a dizer mais: se ela for usada sem o segundo segredo o resultado será desastroso. O uso da autoridade isoladamente gera revolta. Mas o uso da autoridade juntamente com o segundo segredo gera respeito. Iremos abordar o segundo segredo em nosso próximo artigo.
Joniel Soares Silva
Pai e médico neuropediatra (CRM: 4675)
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar