Na COP26, Wellington Dias assina termo para produção de hidrogênio verde no Piauí

O termo visa a pesquisa e produção de hidrogênio verde como combustível de veículos

Termo assinado entre autoridades mundiais presentes na Cop 26, em Glasgow, Escócia. Foto: Governo do Estado

O governador Wellington Dias assinou, nesta quarta-feira (10), um termo de cooperação que garante o início da produção de hidrogênio verde no Piauí. A assinatura ocorreu em Glasgow, na Escócia, onde o governador participa da COP26.

A iniciativa partiu das alternativas propostas pelas autoridades mundiais presentes no evento para a busca por energias mais limpas, que minimizem o impacto ao meio ambiente e o aquecimento global.

A Casa dos Ventos (desenvolvedora brasileira de projetos de geração renovável) em parceria a Nexway Eficiência vão iniciar o projeto piloto de uma planta de amônia para produção de hidrogênio verde, que será usado como combustível de veículos, na Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Parnaíba.

Hidrogênio Verde

O combustível é produzido com eletricidade gerada através de fontes de energia limpas e renováveis, como as de matriz hidrelétrica, eólica, solar e provenientes de biomassa e biogás. Ele é obtido sem emissão de CO2, ou seja, sem emissão de poluentes, considerado o combustível do futuro.

O projeto da Nexway e Casa dos Ventos prevê de início a geração de energia limpa de hidrogênio para movimentar dois ônibus no Piauí.

O presidente da Nexway Eficiência, Marcel Haratz, afirma que “este é o início para que no futuro possamos desenvolver outros projetos de grande porte de geração de hidrogênio para o mercado interno ou exportação através de uma planta de amônia que vamos iniciar os estudos nos próximos meses”.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
Confira as últimas notícias: clique aqui! 


Fonte: Governo do Estado


∴ Compartilhar