Você se sente cansado, sem ânimo, desmotivado e acredita que é por isso que não consegue realizar seus sonhos. Mas afinal de contas o que é a motivação e por que ela é tão importante na sua vida?
Motivação é na psicologia, um motivo para agir. Sendo assim, é lógico que a falta de motivação afeta a sua produtividade, os seus resultados, os seus relacionamentos pessoais e profissionais.
Existem dois tipos de motivação: a interna ou intrínseca e a externa ou extrínseca. Na primeira, o que te leva a agir são fatores internos, psicológicos, sua satisfação, o que você gosta. Na segunda, a motivação vem de fora; um aumento salarial, uma promoção, uma recompensa ou até mesmo uma punição por não cumprir um horário, uma meta, as normas da empresa, da casa, do ambiente que te cerca.
Como você se motiva?
Segundo o psicólogo americano Abraham Maslow as pessoas se motivam para atender suas necessidades que estariam divididas em cinco estágios. O que ele chamou de Hierarquia das Necessidades ou Pirâmide de Maslow.
O primeiro motivo para agir são as necessidades fisiológicas; respiração, comida, água, sono, sexo etc. Elas estão na base da pirâmide. Não há como uma mãe pensar em autorrealização sem dinheiro para alimentar o filho que passa fome.
Depois vem a necessidade de segurança; segurança do corpo, do emprego, da saúde, da família, da propriedade.
Subindo a pirâmide vêm as necessidades sociais; de amor, de relacionamento, de ter amizades, de ter uma família, de ter intimidade sexual.
No quarto estágio está a necessidade de estima; aqui a pessoa sente a necessidade de conquistar a confiança das outras, o respeito, sentir que tem valor para a sociedade.
E no topo da pirâmide, a necessidade de autorrealização; onde ela pode expor toda a sua criatividade, ser quem ela é de verdade, onde há a solução de todos os problemas, a pessoa encontra a plenitude.
E quando muitas dessas necessidades não são atendidas é natural que você se sinta desmotivado. Entendeu agora?
Mas por outro lado, são essas necessidades que fazem você levantar da cama e agir. Quando você tem um motivo forte é isso que vai te impulsionar a realizar, criar, ajudar.
No ambiente profissional, você pode ser motivado por dois fatores; os que influenciam a satisfação (crescimento pessoal, reconhecimento, conteúdo do trabalho) e os que influenciam a insatisfação (salários, condições de trabalho, supervisores, política da empresa).
Se você está muito desmotivado comece a observar quais desses fatores lhe faltam hoje. E saiba que para ser feliz ou ter excelentes resultados não basta ter motivação. É preciso ter motivação, investir nas suas habilidades e ter um olhar atento às oportunidades.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar