
O Instagram divulgou que começa a testar, nos próximos dias, um novo recurso que vai alertar os usuários sobre o tempo que passam com o aplicativo ligado. Denominado “Take a Break” (em português, dê uma pausa), o alerta será emitido quando a pessoa estiver usando o Insta em excesso.
O diretor do Instagram, Adam Mosseri, falou sobre a novidade no seu Twitter e adiantou que a pausa forçada tem como objetivo “tornar o app um pouco melhor para os usuários”.
Testing “Take a Break”
We started testing a new feature called “Take a Break” this week. This opt-in control enables you to receive break reminders in-app after a duration of your choosing.
I’m excited to dig into the results & hopefully launch this sometime in December. ✌ pic.twitter.com/WdSTjL6ZdH
— Adam Mosseri (@mosseri) November 10, 2021
A notícia veio depois que os aplicativos da Meta, tanto Facebook quanto Instagram, receberam duras críticas por ignorar estudos em relação ao bem-estar dos usuários. As pesquisas mostraram que a empresa sabia do efeito negativo do Instagram na saúde de jovens e que perfis de famosos geram sensações negativas se assistidos em excesso.
Quando começa a valer a pausa?
O Instagram informou que os testes já foram iniciados com até 2% dos usuários e que a nova funcionalidade pode se tornar oficial em dezembro deste ano.
Adam Mosseri explicou ainda que a opção será ativada pelo usuário e não de forma automática pelo app. A configuração da conta vai permitir escolher o alerta a cada 10, 20 ou 30 minutos de uso sem parar do aplicativo.
Além do alarme, a plataforma vai sugerir que o usuário respire fundo, escreva sobre o que está pensando, escute músicas e liste algumas tarefas durante a pausa.
Além do “Take a Break”, a plataforma já anunciou medidas para reduzir bullying e assédio no ambiente digital.