Os 3 segredos para ensinar uma criança a ser obediente – 2º segredo

Nesse artigo iremos abordar o segundo “segredo” para ensinar uma criança a ser obediente: o AMOR.

Nesse artigo iremos abordar o segundo “segredo” para ensinar uma criança a ser obediente: o AMOR. Este já é o terceiro artigo nessa jornada. No primeiro artigo esclarecermos o contexto de obediência no universo infantil. No segundo artigo apresentamos o primeiro segredo, a autoridade, e fizemos um alerta importante: autoridade sem amor gera revolta.

Quando uma criança deve obediência a uma figura de autoridade pela qual não há amor é plenamente possível que ela seja sim obediente, especialmente no início deste “relacionamento”. Contudo existe um risco a médio e longo prazo: autoridade sem amor pode gerar revolta. Algumas crianças, à medida que se tornam maiores e mais questionadoras, podem passar a não mais obedecer e até a propositalmente enfrentar tais figuras de autoridade.

Por outro lado, quando uma criança deve obediência a uma figura de autoridade pela qual há amor o resultado costuma ser diferente. O sentimento resultante dessa combinação costuma ser o respeito, e não a revolta. A criança aprende a obedecer, entre outras razões justamente porque se sente amada e sabe que aquela autoridade quer o bem de todos.

Sei que já falamos nisso, mas é uma ótima oportunidade para lembrar: tenha certeza que a criança se sente amada. Fale a linguagem do amor específica da criança em questão. Não cometa o erro de amar a criança em uma linguagem diferente da que ela entenda, pois dessa forma ela não se sentirá amada.

É verdade que muitos pais e educadores sentem-se inseguros de exercer autoridade justamente por medo de gerar revolta. Também é fato que amar é trabalhoso e exige dedicação, especialmente de tempo. E como temos tido pouco tempo para amar! Como podemos exercer esse papel com tantas demandas a cumprir? Parte da solução passa pelo terceiro segredo. Veremos no próximo artigo!

Joniel Soares Silva

Pai e médico neuropediatra (CRM: 4675)

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar