A Prefeitura de Timon publicou decreto em que mantém o uso obrigatório da máscara como prevenção ao novo coronavírus, diferente do proposto o Governo do Maranhão em flexibilizar o uso em ambientes abertos, durante a pandemia da Covid-19.
Na edição deste domingo (14) do Diário Oficial do Município, a Prefeitura de Timon publicou decreto prorrogando medidas de prevenção contra a doença. O documento mantém as medidas previstas no decreto anterior até o dia 28 de novembro, com a diferença no funcionamento dos bares, que poderão funcionar até às 2 horas; antes era permitido ficar aberto ao público até 1 hora.
A Prefeitura de Timon considerou “o avanço da vacinação contra Covid-19 no município e a redução de casos e óbitos pela doença”.
Comércio, bares e shoppings
- As atividades do comércio em geral no município de Timon seguem autorizadas a funcionar das 8h da manhã até às 18h, e os shoppings centers funcionam de segunda a sábado, das 10h até 22h.
- Os shopping centers funcionam no domingo das 12h às 22h.
- Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, balneários e estabelecimentos similares, bem como lojas de conveniência e depósitos de bebidas podem funcionar até 2h.
Aulas presenciais
Com o novo decreto, as “aulas presenciais também estão autorizadas no município”.
Eventos
Já os “eventos podem ser realizados desde que seja respeitada a ocupação de no máximo 50% da capacidade do local com distribuição do público de modo a manter o distanciamento social. Além de cumprir o distanciamento social, medidas sanitárias como uso de álcool em gel e máscara de proteção facial continuam obrigatórias no município”.
Confira aqui o decreto na íntegra.
Prefeitura mantém o uso de máscaras
Saney Sampaio, secretário municipal de Governo de Timon, reforça que a Prefeitura Municipal analisa o decreto do governo do Maranhão sobre a flexibilização do uso de máscaras.
Os gestores e as autoridades em saúde vão se reunir com o comitê de enfrentamento à COVID – 19 pra discutir ações futuras.
O secretário explica que, pela sua localização geográfica, Timon precisa observar os decretos do Piauí e de Teresina. Ele revelou que informações extraoficiais afirmam que no Piauí o uso de máscara seguirá obrigatório.
“Apesar de estarmos com baixa ocupação de leitos e uma boa cobertura vacinal, não vamos seguir o decreto do Governo do Maranhão. Vamos continuar com o uso obrigatório da máscara”.
Saney Sampaio esclareceu que o a cidade de Timon segue com 72% da população vacinados com a primeira dose e 46% da população com o esquema vacinal completo, ou seja, com as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid.
Timon também já iniciou a aplicação do imunizante em adolescentes a partir de 12 anos com 81% dessa faixa etária com primeira dose e 52% com as duas doses da vacina, mais de 5 mil pessoas receberam a dose de reforço no município.
Confira aqui o decreto na íntegra.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: Prefeitura de Timon