Carlienne Carpaso e Jonas Carvalho
carliene@tvclube.com.br
O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, declarou que no momento a orientação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) é de os municípios aplicarem a terceira dose de reforço da vacina contra a Covid-19 por meio de agendamento. Na terça (16), Florentino Neto confirmou, após anuncio do Ministério da Saúde, que o Piauí pode iniciar a vacinação com a terceira dose em indivíduos acima de 18 anos de idade na próxima segunda-feira (22).
“Nós estamos aconselhando os municípios a fazerem por agendamento para as pessoas de 18 a 59 anos. Esse agendamento será feito com um cronograma: primeiro se vacina (as pessoas com) 59 anos, (depois) 58 anos, (depois) 57; gradativamente reduzindo a idade dos beneficiários, de forma que a gente vacine a todos”.
A Sesapi aguarda a norma técnica do Ministério da Saúde sobre a terceira dose. O documento vai orientar quais vacinas de outras fabricantes poderão ser usadas na dose de reforço. Inicialmente, a previsão é de uso da Pfizer.
Muitas cidades fazem repescagem para a primeira dose e solicitam o comparecimento das pessoas para tomar a segunda.
“A vacinação da segunda dose continua”, lembra o gestor, pedindo que as 214 mil pessoas que não tomaram o segundo reforço retornem aos postos de saúde para dar continuidade ao ciclo de imunização”.
Nesta quarta-feira (17), o secretário participou da inauguração de leitos e de obras no Hospital Getúlio Vargas.
“Nós inauguramos hoje 20 leitos de UTI, com leitos individualizados; cada leito é um apartamento com equipamentos de última geração porque nós queremos que os nossos hospitais sejam de excelência”.
Dentre as obras no local, o secretário destacou uma rampa para ter acesso ao segundo piso do HGV. Essa obra está orçada em R$ 5 milhões, proveniente do tesouro estadual. A rampa ajuda na evacuação do piso superior, anteriormente feita somente por elevador e escada. “A obra mais simples, mas imprescindível”.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar