22 de dezembro de 2025

O encontro romântico: sexo x sono

Psicóloga
Atualizado em 18/11/2021 10:00

Compartilhe:

Equilíbrio. Acredito que essa é a palavra chave para a harmonia do casal. Muitos casais consideram importantíssimo o sexo, mas será que esse casal já parou para pensar que a dificuldade para dormir causada pelo ronco do parceiro(a) ou a disfunção de climatério e menopausa podem ser causas constantes do distanciamento íntimo do casal?

É sabido que os hormônios sexuais têm um importante papel em praticamente todos os processos fisiológicos, inclusive na respiração.

Os hormônios estrógeno, progesterona e testosterona podem influenciar a função respiratória em humanos. Em adição, vários distúrbios respiratórios, tais como a SAHOS e a síndrome da morte súbita do lactente também apresentam claras diferenças sexuais nas suas prevalências, conferindo a importância dos hormônios sexuais no controle da respiração (MOLINA, 2O11).

Importante salientar que ambos -sono e sexo- recebem influências diretas de fatores biológicos, fisiológicos, emocionais, sociais e culturais. A maioria dos brasileiros consideram seu desempenho de bom a excelente em qualquer etapa da vida. Pelo menos em sua auto-avaliação – melhor não perguntar a opinião do(a) parceiro(a), é o que afirma a Dra. Carmita Abdo em uma pesquisa realizada com mais de 7000 brasileiros.

Construir uma intimidade com atos e ações inesperadas, surpreendentes e imprevisíveis é uma forma comemorativa de intensificar e apimentar a relação, só que não podemos esquecer que o cuidado e atenção à saúde do parceiro(a), leva à qualidade do sexo. Portanto, dormir com qualidade trará um bom desempenho na cama, melhorando o humor, a memória, o desempenho intelectual, a imunidade e reduz o risco de doenças como Diabetes, hipertensão arterial, obesidade e depressão.

Desta feita, ressalto que sexo e sono estão em perfeito equilíbrio. É através dessas duas funções importantes para a vida que o homem se torna viril e sensualiza a mulher.

Aproveite a data para ativar os “fetiches”, fantasiando para o inesperado encontro com a liberdade.
E não esqueça, percebendo a dificuldade no sono do parceiro(a), lembre-se que amar também é cuidar, procure um especialista no sono.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: