A plataforma de anúncio de empregos Catho passou a ser gratuita para quem usa o site para se candidatar a vagas de emprego. Antes os usuários tinham que pagar mensalidade após 30 dias de uso. De acordo com a empresa, a plataforma se adaptou a novos tempos e agora passa a oferecer outros serviços pagos.
A mudança no modelo de negócio vai permitir que todos os cadastrados na plataforma busquem oportunidades e enviem seus currículos sem cobrança.
Segundo Fernando Morette, diretor da Catho, o modelo anterior foi um sucesso por mais de 20 anos da história do negócio pioneiro no setor de recrutamento, mas a mudança reflete a ambição da empresa para o futuro.
A Catho vai continuar oferecendo a opção paga, chamado plano profissional, para quem quiser ter vantagens e destacar seu currículo nos processos seletivos.
Outros serviços
A empresa também oferece produtos digitais para ajudar o candidato ao longo de um processo seletivo. “Desde a parte de encontrar uma posição até fazer as entrevistas. Também ajudamos a escrever currículo e fazer a simulação de entrevista de emprego”, diz Fernando Morette.
E ele acredita que a tendência do mercado de recrutamento é intensificar a oferta de soluções digitais.
Com a pandemia, os processos de contratação se digitalizaram rapidamente, e é possível que muitas das etapas da busca de emprego, como o cadastro de currículo e a triagem de candidatos, continue acontecendo online.
“Nossa perspectiva é de que as vagas passam a ser mais online, o que já vinha acontecendo. É uma mudança esperada do mercado. Assim como a crescente automatização do processo seletivo”, comenta.
Como buscar emprego ainda em 2021
Nos últimos oito anos, a Catho teve uma média anual de 1,5 milhão de vagas anunciadas. E até outubro de 2021, foram cerca de 1,3 milhão de vagas na plataforma. “Muitas dessas vagas não estão disponíveis em outro lugar, pois 33% dos recrutadores dizem publicar suas oportunidades com exclusividade na Catho”, revela.
Morette vê que o mercado de trabalho está aquecendo, com mais vagas sendo ofertadas do que no período antes da pandemia.
De 2019 para 2021, o número de vagas cresceu 8,7% ao comparar o acumulado de janeiro a outubro de cada ano. No entanto, ao considerar apenas outubro, há um aumento de 52% em relação a 2019.
Para o diretor, esse é o momento para organizar sua candidatura e ir atrás de uma nova oportunidade de emprego.
“Vejo nesse momento alguma recuperação. Na véspera da virada do ano e em janeiro, o volume de buscas por vagas cresce”, diz.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar