Black Friday: saiba como aproveitar os melhores preços e não ser enganado pela "metade do dobro"

Pesquisa mostra que 91% dos brasileiros têm a intenção de realizar alguma compra este ano

Shopping de Teresina. (Foto: divulgação Grupo Claudino)

Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br

Uma pesquisa da Offerwise encomendada pelo Facebook mostrou que 91% dos brasileiros têm a intenção de realizar alguma compra durante a Black Friday deste ano. Em 2020 eram somente 47% e ainda assim as vendas foram recordes na modalidade online, principalmente por conta da pandemia de Covid-19.

No segundo ano seguido de promoções em meio à pandemia, os brasileiros estão mais atentos às falsas ofertas – é o que afirma a consultora de finanças pessoais Débora Costa. “Antigamente as pessoas ainda caíam na farsa que ficou conhecida por ‘tudo pela metade do dobro’ e marcou o período de Black Friday no Brasil. Mas hoje são muitas as formas de não cair nessa cilada”, afirma ela.

A especialista aconselha que as pessoas fiquem atentas aos preços antes da promoção para comparar com as ofertas que surgirem. “Não deixe de comparar os preços e nunca acredite naquela propaganda ‘de tanto por tanto’. Tem que confirmar”, aconselha.

Ainda de acordo com Débora, a pesquisa pode ser feita de qualquer lugar por meio do smartphone. Ela indica alguns sites que fazem o comparativo de preços online.

Confira alguns sites para comparar preços:

Google Shopping;
Zoom;
Buscapé;
Já Cotei;
Baixou;
BondFaro;
Sites das grandes lojas.

Regiões e categorias
Segundo a pesquisa de Intenção de Compra da E-bit | Nielsen, a região Nordeste é a que tem intenção de compra mais baixa (87,6%) na comparação com Sudeste (88,3%), Norte (88,4%), Sul (90,2%) e Centro-Oeste (91,6%).

O estudo Ebit/Nielsen apontou ainda as categorias mais procuradas pelos consumidores que pretendem comprar na Black Friday 2021:

Eletrônicos (44%)
Eletrodomésticos (39%)
Casa e Decoração (30%)
Informática (29%)
Moda e Acessórios (28%)
Cosméticos e Perfumaria (24%)
Telefonia/Celulares (23%)
Livros (18%)
Games (15%)
Alimentos & Bebidas (14%)

Dicas
A melhor forma de aproveitar os melhores preços é mapear os valores antes mesmo da Black Friday. Essa é a dica do economista Fernando Galvão. “Acompanhar os preços é importante para perceber o quanto de desconto e ganhos a loja realmente está oferecendo”.

O economista também aconselha os consumidores a evitar as compras por impulso. “A melhor forma é definir bem o que se pretende comprar, qual benefício esse produto irá gerar, fazer um plano de compras e, de fato, seguir”.

De acordo com o especialista em tecnologia Diego Ferreira, outra boa dica é pesquisar pela internet em uma aba anônima do navegador. “As empresas usam cookies que gravam seu histórico de navegação no site e induzem algumas escolhas ou ofertas que ficam mais visíveis para aquela pessoa”, explica.

Veja 5 dicas para aproveitar a Black Friday:

1) Desconfie de valores super promocionais. Se estiver exageradamente baixo em relação a lojas concorrentes, desconfie;
2) Tenha ainda mais cuidado com as promoções de lojas desconhecidas. Golpes em que os produtos não são entregues são mais comuns neste tipo de estabelecimento;
3) Ao fazer compras pela internet, dê preferência para empresas consolidadas no mercado e grandes companhias;
4) Cheque a URL da loja para saber se o site é oficial e se é um ambiente de compra digital segura e, de preferência, abra em uma aba anônima do navegador;
5) Evite clicar em links vindos de e-mails ou SMS de destinatários não conhecidos ou suspeitos.

Como surgiu a Black Friday?
A Black Friday teve origem nos Estados Unidos e hoje é adotada em vários países do mundo, como o Brasil. O dia de ofertas surgiu nos Estados Unidos e é realizado na última sexta-feira de novembro (Black Friday em português significa “sexta-feira negra”).

Nos EUA, o evento acontece tradicionalmente depois do feriado de Ação de Graças, com filas a perder de vista. Por lá os descontos chegam a 90% e agradam comerciantes e consumidores pela queima de estoque a baixos preços, antes do Natal.

Apesar de ter como dia oficial em 2021 a sexta-feira – 26 de novembro, o varejo brasileiro, tradicionalmente, divulga suas ofertas na segunda quinzena do mês.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar