21 de outubro de 2025

Golpes virtuais do WhatsApp migram para o Instagram, alerta delegado; saiba identificar

Publicado em 25/11/2021 12:24

Compartilhe:

Foto: arquivo ClubeNews

Thálef Santos
thalefsanto@tvclube.com

A cada dia que passa os criminosos virtuais encontram novas formas de cometer delitos pela internet. Os golpes em destaque atualmente atingem até mesmo contas de profissionais e estão se espalhando pelas redes sociais: whatsapp, Instagram e ainda o PIX.

O coordenador da Delegacia de Crimes Virtuais, Anchieta Nery, afirma que as pessoas de casa devem estar sempre alertas nas redes sociais. Os criminosos na aplicação de golpes conseguem tomar posse das contas de lugares sociais como de hotéis e restaurantes para oferecer falsas promoções aos clientes.

O delegado alerta:

  • Aos pedidos de código de verificação ou link de recuperação de senha via WhatsApp, que permite a posse de suas contas, da qual ele vai realizar uma série de golpes com seus contatos ou com a própria vítima.
  • No roubo de posse das contas do Instagram, outro fator: com a posse da rede social, o criminoso poderá acessar as conversas no direct message e utilizar as informações em conversas para extorquir a vítima.

Identifique

Para identificar essas pessoas em perfis profissionais, é importante observar  os valores promocionais destoantes e ainda o pagamento via PIX, onde os dados do destinatário não são concordantes com os dados do profissional. Para identificar em contas pessoais, observam-se os anúncios de venda de produtos mais baratos.

Segundo Anchieta Nery, os criminosos têm preferência pelo PIX devido a agilidade do serviço disponibilizando de imediato a utilização do dinheiro. Logo ao receber, eles retiram o dinheiro da conta, tornando impossível o estorno da vítima ou o bloqueio administrativo da transação.

“A melhor precaução é que antes de realizar os pagamentos e transações, se comunique com os contatos da pessoa, civil ou profissional, ou com os contatos próximos à pessoa”, afirma o coordenador.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: