Reajustes salariais de outubro ficam abaixo da inflação, aponta Salariômetro

Segundo o levantamento, 70,1% das negociações resultaram em reajustes abaixo do INPC

Reajustes salariais de outubro ficam abaixo da inflação. (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br

Com a inflação em alta, o salário dos trabalhadores brasileiros vem perdendo valor em 2021. É o que mostra o boletim Salariômetro, divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Segundo o levantamento, 70,1% das negociações de acordos e convenções coletivas realizadas no país em outubro resultaram em reajustes abaixo da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado até a data-base. Entre janeiro e outubro, o índice foi de 51,5%.

Conforme os dados, mesmo as categorias que já tiveram reajuste salarial, não conseguiram ter ganho real – o que significa que o aumento foi menor que a inflação.

No mês de outubro, o reajuste médio negociado foi de 9%, enquanto o INPC no acumulado de 12 meses ficou em 10,8%. O piso salarial mediano foi de R$ 1.418 em outubro, enquanto o piso médio foi de R$ 1.478.

Entre os setores que conseguiram reajuste sem ganho real (acima da inflação) estão a construção civil; papel, papelão, celulose e embalagens; energia elétrica e utilidade pública. Em outubro, de acordo com a Fipe, nenhuma atividade profissional registrou reajuste positivo.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar