Ministério da Saúde alerta Sesapi sobre nova variante do coronavírus

Pesquisadores se preocupam com o recorde mutações da nova cepa e os riscos que ela pode trazer

Foto: Rodrigo Nunes/MS

Thálef Santos
thalefsantos@tvclube.com

Uma nova variante do coronavírus foi registrada na África do Sul e já é considerada aquela com o maior número de mutações. O Ministério da Saúde emitiu nesta manhã (26) alertas para as secretarias de Saúde sobre o risco da nova cepa.

A variante B.1.1.529 ainda está restrita a uma província sul-africana. Ainda não há informações sobre o quão transmissível ou perigosa é, mas pesquisadores já classificam como um grande perigo.

A Secretaria de Saúde do Piauí já recebeu a nota técnica do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde. De acordo com a assessoria de comunicação da Sesapi, a nota apenas comunica sobra a nova variante,as mas não dá orientações de procedimentos para serem adotados pelo órgão.

Alerta do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde emitiu nesta sexta-feira (26) um alerta para secretarias estaduais e municipais sobre o risco da nova variante. Pela manhã, a Anvisa recomendou a suspensão imediata de voos provenientes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

O alerta foi  pela manhã apontando os riscos existentes no Brasil da variante originária na África do Sul. Atualmente existem 4 Variantes de Preocupação (VOCS): alfa (Reino Unido), Beta (África do Sul), gama (Amazônia) Delta (Índia).

Até o momento nenhum caso da nova variante foi registrado no Brasil.

 

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar