Thálef Santos
thalefsantos@tvclube.com
O Carnaval de 2022 pode ficar para 2023. É o que aponta um um levantamento exclusivo feito pelo portal ClubeNews em estados na região do Nordeste. Para quem já estava preparando a fantasia, a reportagem informa os carnavais cancelados, os governos estaduais que não se posicionaram e ainda, as atrações daqueles que já estão se preparando para o Carnaval 2022.
Em 2022, o feriado acontecerá nos dias 28 de fevereiro e 01 de março, segunda e terça-feira. Até a data, os estados ainda têm tempo para decidir sobre a realização dos eventos. Enquanto isso, equipes da área de Saúde se preocupam e fazem alertas ao país, ao mesmo tempo que os turistas e viajantes no Brasil já procuram o seu destino durante o Carnaval. Confira a previsão para cada estado.
Piauí
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), afirmou que ainda é cedo para definir sobre a realização do Corso de Teresina e do Carnaval 2022 na capital. “Por enquanto nós ainda estamos observando a pandemia internacional, estamos vivendo também a pandemia regional e local. Estamos acompanhando a evolução com profissionais especializados do COE estadual e municipal”, afirmou o gestor ao portal ClubeNews na última quarta-feira (24).
“Não posso determinar que vai ter Corso ou Carnaval. Estamos acompanhando, se for favorável mediante esses especialistas poderá ter, mas neste momento não tem nem como dizer que vai ter”, completou Dr. Pessoa.
Floriano – PI
Na cidade, o prefeito, Joel Rodrigues, estava com reunião agendada para discutir o assunto com secretários nesta sexta-feira (26). Mas a Secretaria de comunicação de Floriano informou que a reunião foi remarcada para a próxima semana e irá confirmar a decisão do prefeito sobre a realização do carnaval, que ainda é uma dúvida no município
Barras – PI
A assessoria da Prefeitura informa que a intenção do prefeito é de realizar o Carnaval, mas a decisão vai depender do cenário pandêmico na cidade até a data de comemoração.
Barra Grande – PI
Em Barra Grande não há previsão para o evento, mas mesmo sem o pronunciamento oficial sobre o Carnaval, o Réveillon das Emoções 2022 está marcado de 27 de dezembro até 2 de janeiro com várias atrações. Veja a programação:
PROGRAMAÇÃO COMPLETA REVEILLON DAS EMOÇÕES:
27/12 | Adoro Frozen c/ Atração Surpresa
28/12 | Suba Jovem Pool Party c/ Dennis DJ
29/12 | ARCA DE NOÉ
30/12 | Festinha c/ Thiaguinho
31/12 | Reveillon das Emoções c/ Pedro Sampaio
02/01 | Gandaia c/ Menos é Mais
No Beach Club de Barra Grande também tem festa marcada para a virada:
PROGRAMAÇÃO COMPLETA FIM DE TARDE (BEACH CLUB):
26/12 | Gilsons
27/12 | Banda EVA
29/12 | Duda Beat
30/12 | DDP Diretoria
02/01 | Arca de Noé DJ Set
Luís Correia – PI
Marília Passos, da Secretaria de Turismo (SETUR) de Luís Correia, informa que a discussão ainda está aberta e portanto, não há um posicionamento oficial sobre o Carnaval.
Enquanto isso, a programação para o Réveillon é divulgada. Em períodos festivos a cidade chega a receber um número de visitantes cinco vezes maior que o total de sua população. Isso acontece principalmente no Réveillon e Carnaval, festas de destaque regional.
Em Luís Correia, o Réveillon Euphoria 2022, realizado pela produtora Euphoria, está agendado para os dias 30 e 31 de dezembro, com atrações confirmadas de Bell Marques e Nattan para o dia 30, e em seguida, Marcelo Falcão e Zé Vaqueiro para o dia 31. Os hotéis locais já se preparam para a “virada” com pacotes promocionais.
Sergipe
Em Sergipe as conversas ainda se concentram nas festas de fim de ano e ainda não há previsão para pautar os debates sobre os eventos carnavalescos. A informação foi confirmada pela Superintendência de Comunicação do Estado.
De acordo com o último decreto do estado que trata das medidas restritivas para controle da pandemia, o item que trata de eventos de lazer coletivos, a exemplo de shows, blocos, micaretas e similares, o governo de Sergipe autorizou, desde o dia 1º de novembro, a realização sem restrição de horário de funcionamento, desde que respeitados o limite de 600 pessoas em ambientes fechados e de 900 em ambientes abertos.
Além disso, é necessário aprovação do evento pela Secretaria de Saúde de Sergipe (SES) e apresentação de cartão de vacinação dos participantes. Uma nova reunião do Comitê Técnico-Científico deve se reunir nos próximos dias para definir as festas de fim de ano.
A vizinha Bahia, por exemplo, tem discussões mais avançadas tanto no Executivo como no Legislativo. A cautela, porém, é pautada pelo governador Rui Costa (PT), que tem reunião esta semana para tratar do tema. Ele é pressionado por setores de eventos para que autorize o Carnaval mais tradicional do Brasil.
Bahia
O governador Rui Costa, em pronunciamento público, conta que recebe pressão de representantes do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) e da comissão de vereadores de Salvador, sobre a realização do carnaval de 2022.
Rui Costa se preocupa com os dados sobre o crescimento de casos de Covid-19 no mundo e afirma que é arriscado autorizar uma festa com milhões de pessoas na rua, sem a capacidade de conferir cartões de vacinação e o uso de máscaras.
O governador ainda relata medidas restritivas de outros países com relação à pandemia da Covid-19, citando países que estão fechando cidades quando aparecem cinco casos.
Rui também fala sobre os eventos que estão liberados atualmente com público de até três mil pessoas. Ele critica os realizadores desses eventos que não têm cobrado o que está estabelecido em decreto estadual.
“O dinheiro não pode estar acima da vida das pessoas e da saúde das pessoas”, ponderou.
Ainda com relação aos decretos, o governador avisou que o Estado não tem como monitorar a realização das festas em todas as cidades. Ele apelou para que os prefeitos fiscalizem as ações e reiterou que ainda não vai decidir sobre o carnaval.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, comentou sobre a manifestação que aconteceu no Farol da Barra nesse domingo (21), em favor da festa. Segundo o prefeito, as manifestações são justas e a angústia no setor é compreensível. O setor estava paralisado por 2 anos, sem renda. O prefeito aguarda reunião com o governador estadual para discutir sobre as possíveis definições.
Maranhão
O governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Cultura, já anunciou a abertura das inscrições para artistas, grupos, bandas e manifestações culturais participarem da programação do Carnaval em 2022.
As inscrições foram abertas de 8 a 19 de novembro, depois foram prorrogadas para os dias 22 e 23 de novembro, na Sala de Credenciamento Cultural, na sede da Secretaria de Cultura do Maranhão. O edital do credenciamento está disponível.
Segundo o governo, o Carnaval em 2022 ainda não está confirmado, mas o edital já deixará credenciado os artistas que poderão compor a programação oficial do pré-Carnaval.
O edital contempla as seguintes categorias:
- Alegoria de Rua
- Bandas e artistas (shows)
- Blocos Alternativo de Rua
- Alternativo de Trio
- Organizado
- Tradicional
- Escolas de Samba
- Grupos Afro
- Grupos de samba/pagode
- Tambor de Crioula
- Tribo de Índio
Foram inscritos:
- Bandas/Shows.
- Alegoria de Rua, Bloco Alternativo de Rua, Bloco Alternativo de Trio, e Bloco Organizado.
- Bloco Tradicional do Grupo A, Bloco Tradicional do Grupo B, Escola de Samba.
- Grupo Afro, Grupo de Samba, Grupo Teatral Carnavalesco, Tambor de Crioula e Tribo de Índio.
O resultado final deverá ser divulgado dia 14 de dezembro, por meio do site oficial da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma), e os proponentes credenciados estarão disponíveis às contratações ao longo do ano de 2022.
Pernambuco
Enquanto empresários do setor de eventos, agremiações e até algumas prefeituras já começam a falar sobre a realização do Carnaval 2022 em Pernambuco, o secretário de Saúde do estado, André Longo, em coletiva de imprensa realizada no dia 18 de novembro, falou sobre a situação.
O Governo de Pernambuco mantém receio quanto à realização da folia de momo no próximo ano. O motivo ainda é a pandemia da covid-19.
Segundo André Longo, a realização ou não do Carnaval 2022 em Pernambuco está em debate no comitê, que se reúne semanalmente para discutir diversos temas, inclusive a possibilidade de festas de réveillon e o próprio festejo carnavalesco.
O secretário afirma que ainda é cedo para tomar decisões a respeito dos eventos, especialmente do carnaval. Ainda conforme o secretário, os municípios podem fazer seus planejamentos, mas a definição sobre a realização do Carnaval 2022 vai levar em conta as condições sanitárias.
Sobre o Réveillon, não estão oficialmente autorizadas festas em Pernambuco, quem vender ingressos antecipados poderá ter que devolver o dinheiro. A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, diz que o assunto está em discussão.
Entre as festas anunciadas e sem autorização conforme a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, estão Essential, em Maria Farinha; Parador, no Recife; Vega Vareta (ainda sem local) e Carneiros, na Praia dos Carneiros. A edição 2022 do Réveillon Parador, evento mais conhecido da época em Recife, anuncia Xand Avião, Saulo e Nattan como atrações confirmadas.
A produção do evento comunicou que vão atender todos os protocolos sanitários vigentes e que caso o Réveillon 2022 sofra qualquer alteração, o cliente poderá escolher manter seu acesso para a próxima edição ou estornar o valor integral a partir de 60 dias após a data original do evento.
“Terceira dose não tem nada a ver com o Carnaval”
O médico e representante da Sociedade Brasileira de Imunizações, Eduardo Jorge da Fonseca, também participou da coletiva. Ele deixou claro que a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 não tem relação com a realização do Carnaval. Ele ainda reforçou que é importante o esforço e a compreensão de cada um no combate à covid-19.
A diretora-geral adjunta de acesso a medicamentos e produtos farmacêuticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), brasileira Mariângela Simão, avalia que mundo está entrando em uma quarta onda da pandemia do novo coronavírus. “Estamos vendo a ressurgência de casos de covid-19 na Europa. Tivemos nas últimas 24 horas mais de 440 mil novos casos confirmados. E isso que há subnotificação em vários continentes. O mundo está entrando em uma quarta onda, mas as regiões têm tido um comportamento diferente em relação à pandemia”, declarou Mariângela Simão.
Quanto ao Brasil, ela avaliou que o programa de vacinação está andando bem. Mas, a partir da situação na Europa, se mostrou receosa com o futuro da pandemia no Brasil pelas discussões em curso sobre o carnaval.
“Me preocupa quando vejo no Brasil a discussão sobre o Carnaval. É uma condição extremamente propícia para aumento da transmissão comunitária. Precisamos planejar as ações para 2022”, alertou.
Ceará
O governador do estado, Camilo Santana, se manifestou considerando a situação “neste momento”. A declaração foi publicada nas redes sociais na noite deste domingo (21).
O governador manifestou que, neste momento, não apoia a realização de grandes festas de Carnaval e Réveillon, e ainda que eventos festivos com grandes aglomerações e bebidas “necessitariam de absoluto controle, com todas as pessoas comprovadamente vacinadas”.
O chefe de Estado disse ainda que o tema será discutido pelo Comitê da Pandemia, “que analisará os dados epidemiológicos e os números da vacinação, além das propostas apresentadas para a realização de festas”.
Camilo Santana revelou preocupação com os casos de Covid e lembrou que o aumento de casos vem acontecendo principalmente em áreas menos vacinadas.
“Nossa prioridade absoluta continuará sendo salvar vidas, além de buscarmos fortalecer a economia. Mas, para isso, precisamos controlar completamente a pandemia. E isso só ocorrerá com a vacinação em massa. Uma nova onda de Covid seria terrível para todos”, enfatizou o chefe do executivo estadual.
O governador afirma que qualquer medida em relação ao assunto “só será tomada com muito critério e sempre seguindo a ciência […] Disso não abrirei mão jamais”, arrematou.
Alagoas
A Fundação Municipal de Cultura (FMAC) de Alagoas divulgou no dia 1º de outubro as datas das prévias de carnaval em Maceió, capital do estado, nos anos de 2022 e 2023. Blocos de desfile já marcaram datas.
A FMAC mediou um diálogo entre a Liga Carnavalesca de Maceió e os representantes do Bloco “Pinto da Madrugada” (principal evento do estado na época), para que as partes chegassem a um acordo sobre os dias dos desfiles nas prévias de carnaval.
Em 2022, não haverá nenhuma mudança nos desfiles. Na sexta-feira (26 de fevereiro), saem os blocos no Jaraguá Folia. O Pinto da Madruga e os blocos como As Pecinhas, Bloco do Rei e a Turma da Rolinha desfilam no sábado de manhã. No domingo, é a vez do Bloco Vulcão, da Polícia Militar de Alagoas.
A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), destacou a importância das prévias como tradição e cultura para a cidade de Maceió.
No encontro da FMAC com Liga Carnavalesca, ficou definido também que a segurança, organização e viabilidade das prévias começará a ser planejada pela prefeitura e a Segurança Pública.
Paraíba
As prefeituras do estado de Paraíba ainda aguardam a publicação de novos decretos sobre o funcionamento das atividades, na Paraíba, bem assim como as medidas de enfrentamento e prevenção à pandemia de covid-19, para definirem a realização ou não dos seus eventos do Réveillon 2022.
A expectativa é de cancelamento da maioria destas cidades, mas por enquanto as Secretarias de Saúde avaliam a presença do vírus nos municípios.
A previsão é que essa definição saia até o início de dezembro. Algumas cidades estão com poucos casos de covid-19, porém, uma opinião comum entre algumas gestões, é que as comemorações podem atrair um grande número de turistas, aumentando a possibilidade de contágio em lugares onde a quantidade de infectados é pequena.
Na capital, a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) ainda aguarda o anúncio definitivo do prefeito, Cícero Lucena, para poder confirmar a realização da festa e anunciar a programação de Réveillon.
Entretanto algumas cidades já confirmaram os eventos de Réveillon. É o caso dos municípios de Conde e Soledade, enquanto em Cabaceiras, no Cariri, a Secretaria de Turismo informa que a expectativa é de que nos próximos dias seja confirmada a realização do Réveillon 2022.
Rio Grande do Norte
Ainda sem um pronunciamento das autoridades, produtoras de eventos do estado preparam atrações em sua programação de carnaval, mas alegam estarem preocupados sobre a posição do governo. Até o momento apenas eventos referentes ao Réveillon estão confirmados.
Em Natal, o Serhs Natal Hotel & Resort realiza festa na noite de 31 de dezembro de 2021; as cantoras Claudia Leitte e Alinne Rosa estão confirmadas como atrações do Festival de Réveillon “Santé”; a festa de Réveillon Esmeralda 2022 com Simone&Simaria, acontece no dia 31 também, a partir das 20h, no Esmeralda Praia Hotel, em Ponta Negra.
Rio de Janeiro e São Paulo também são cidades procuradas no período de carnaval:
Rio de Janeiro
Com a pandemia de Covid-19 ainda presente, as escolas de samba tiveram de se adaptar ao regime do “novo carnaval” para retomar suas atividades em quadra e nos barracões. Nas quadras, antes do samba e suor, passam pelas catracas o comprovante de vacinação e a máscara. E além da cerveja, o álcool gel é presença garantida em ensaios e feijoadas.
Na Acadêmicos do Salgueiro, segundo o diretor de carnaval Alexandre Couto, a regra é clara: os funcionários do barracão só trabalham usando EPI (equipamentos de proteção individual) e máscara. Na quadra, os componentes que participam dos ensaios técnicos têm de comprovar a imunização completa. E máscara virou adereço obrigatório.
A Beija-Flor de Nilópolis começou seus ensaios em quadra no início de novembro, com número reduzido de público para evitar aglomerações. Na atual campeã do carnaval carioca, a Unidos do Viradouro, foi adotado o rodízio entre as alas para que os componentes pudessem manter um certo distanciamento.
O diretor Alexandre Couto, do Salgueiro acredita que mesmo com as adaptações do “novo carnaval”, o desfile de 2022 vai ser o melhor da história.
São Paulo
Ao menos 30 cidades do interior de São Paulo não terão Carnaval de rua em 2022. O temor é que o evento, sinônimo de aglomeração, favoreça a propagação de Covid. Entre os municípios que cancelaram o evento estão Mogi das Cruzes, Ubatuba e Taubaté.
O Carnaval de rua de 2022 na capital ainda depende das aprovações dos órgãos de Saúde que avaliam o cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19.
A prefeitura da capital recebeu 867 inscrições para desfiles de blocos de rua para o Carnaval de 2022, segundo comunicado divulgado no dia 6 de novembro.
O número de pedidos de desfiles foi menor que o recorde registrado em 2020, quando 960 desfiles foram inscritos, mas superior ao verificado em 2019, quando 550 cortejos foram registrados.
E segundo a prefeitura, o alto número de inscrições indica que o carnaval de rua 2022 em São Paulo pode ser o maior do Brasil.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar