"Toda a sua literatura é um grito de resistência", diz professor sobre legado de Assis Brasil

O escritor piauiense Francisco de Assis Almeida Brasil morreu aos 93 anos em Teresina.

Assis Brasil (foto: arquivo ClubeNews)

Carlienne Carpaso e Jonas Carvalho
carliene@tvlclube.com.br

“Toda a sua literatura é um grito de resistência”, diz o professor e membro da Academia Piauiense de Letras (APL), Gilson Lages, sobre o legado do escritor piauiense Assis Brasil, que faleceu no domingo (28) aos 93 anos.  Amigos e familiares se despendem do escritor nesta segunda (29). Gilson, que acompanha o velório em uma funerária na zona Sul de Teresina, conta que “Assis Brasil está entre os grandes escritores da Literatura Brasileira do século XX”.

“Nós encontramos um escritor que faz mudanças no modo de narrar em obras únicas para a literatura brasileira e para a literatura piauiense, como Beira Rio Beira Vida, dentre vários livros que podemos citar. Ele é um escritor que sobretudo consegue dar voz a personagens invisíveis das estruturas sociais. Toda a sua literatura é um gripo de resistência, um grito de indignação” diz.

O sepultamento do corpo de Assis Brasil será no cemitério Jardim da Ressureição, previsto para ocorrer às 16 horas, na zona Sudeste de Teresina.

Gilson Lages, membro da Academia de Letras. (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Um escritor que passeou por gêneros textuais diversos, com preocupação no modo de escrever e com a humanidade; textos com evidente preocupação social”, diz o professor Gilson. Assis Brasil, como crítico literário no Sul do país, começa a entender, segundo o professor, a partir da década de 40, uma nova forma de fazer literatura no país.

“Então, ele começa a empreender uma grande quantidade de estudos que vão se transformar em livros. Era um escritor que produziu, que também compreendeu a literatura produzida no século XX. Um fator importante que não podemos esquecer é o fato de que o Assis ter uma literatura para a infância muito forte.  Esses livros além de mexer com o imaginário da criança, é um convite para que as crianças valorizem a solidariedade, a amizade e amor”.

Ao acompanhar a vida de Assis Brasil, Gilson Lages diz que ele era um homem desapegado dos valores materiais e que sua escrita será lida para sempre.  “Ele era uma grande figura humana e que ficará para sempre nos corações dos seus leitores, de geração a geração”.

Velório do escritor Assis Brasil (Foto: arquivo ClubeNews)

MORTE

O escritor piauiense Francisco de Assis Almeida Brasil morreu aos 93 anos em Teresina. Assis Brasil ocupava a cadeira Nº 36 da Academia Piauiense de Letras (APL) e possui mais de 100 obras escritas e publicadas.

O escritor passou por uma cirurgia na perna, após uma queda que sofreu em casa, dias antes do falecimento. Já em casa, Assis Brasil passou mal na noite do dia 28 de novembro e faleceu.

Assis Brasil foi romancista, cronista, crítico literário e jornalista. Nasceu na cidade de Parnaíba, Norte do Piauí, em 1929.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar