O suspeito de matar o prefeito eleito de Madeiro, José Ribamar de Araújo Filho, o Zé Filho (Progressistas), foi preso nesta sexta-feira (03). Felipe Anderson Seixas de Araújo, que é afilhado do prefeito, foi levado para o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) na zona Sul de Teresina. O homicídio aconteceu no dia 28 de novembro de 2021 na cidade de Madeiro.
O delegado Bruno Ursulino, do DHPP, informou que o preso alegou que matou o prefeito por sentir ódio e rancor. Além disso, o suspeito teria afirmado em depoimento que era perseguido pelo gestor.
“Ele alega que vinha sofrendo perseguição por conta do prefeito. O prefeito era padrinho dele. O prefeito já tinha tido um desentendimento com o pai dele porque o pai, na gestão anterior, comandava a questão da gerência dos transportes, dos combustíveis. Ele diz que o prefeito falava que o pai dele era desonesto nessa administração e, por conta disso, teria afastado o pai dele dela. Concomitante a isso, ele alega que o prefeito teria espalhado na cidade que ele manteria uma relação extraconjugal com a madrasta, que isso teria vindo a aumentar o rancor e o ódio que ele sentia. Naquele dia, no jogo do futebol, ao ver o prefeito, se sentiu impulsionado a realizar o disparo de arma de fogo e tirar a vida”, disse.
Crime
O prefeito de Madeiro, José de Ribamar Araújo Filho (Progressistas), foi morto a tiros no dia 28 de novembro de 2021. Ele estava em um campo de futebol no município quando foi surpreendido pelos disparos de arma de fogo. A perícia constatou três disparos na cabeça e na região do tórax. Centena de moradores acompanharam o velório do prefeito.
O gestor chegou a ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ser encaminhado ao hospital na cidade de Luzilândia, mas não sobreviveu aos ferimentos.
Novo Prefeito
Pedro Teixeira Junior (Progressistas) tomou posse na quarta-feira (1º) como prefeito de Madeiro. Pedro Filho, como é conhecido, era vice-prefeito e assumiu a gestão municipal após o assassinato de Zé Filho.
A posse do novo prefeito foi restrita e sem programação festiva. Pedro Filho vai terminar o mandado de 2021-2024.
O prefeito Zé Filho foi eleito com 62,10% dos votos válidos.
Homenagens
Políticos piauienses lamentaram a morte do prefeito de Madeiro. Ministro da Casa Civil e filiado ao mesmo partido, Ciro Nogueira, disse que o prefeito foi “assassinado de forma covarde e torpe”.
“A dor que recai sobre a família do prefeito Zé Filho e seus concidadãos de Madeiro somente poderá ser aplacada com uma investigação policial séria e eficiente para apontar as responsabilidades por tão incompreensível ato de brutalidade criminosa e covarde”.
Também deputada federal e companheira de partido, Margarete Coelho disse que recebe com tristeza e dor a notícia,
“A nossa parceria política estava cheia de projetos porque ele trabalhava incansavelmente para levar o melhor à sua cidade. Era um homem do povo, vivaz, alegre e nas nossas conversas recentes sempre falava de como queria melhorar a vida da sua gente”.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar