
Jonas Carvalho*
jonascarvalho@tvclube.com.br
A previsão para os meses de dezembro de 2021 e janeiro e fevereiro de 2022 é de chuvas acima da média em quase todo o estado do Piauí.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), foram observados o comportamento sazonal das condições oceânicas e atmosféricas dos meses de outubro e novembro para essa previsão.
“Com a tendência de continuidade da La Niña, para o trimestre (DJF/2022), a previsão para o Piauí é de chuvas acima da faixa normal climatológica (acima da média) nas áreas inseridas na faixa azul do mapa da Figura 1”.
Os estados do Maranhão, Piauí e partes do Ceará e da Bahia serão afetados pelo fenômeno. No sudeste piauiense, a previsão indica probabilidade de as chuvas ocorrerem entre normal e acima da faixa normal para o clima da região.
Entre os dias 1° e 21 de novembro de 2021, as chuvas no Piauí comportaram-se acima da média climatológica nas regiões norte, centro-norte, centro-sul e sudoeste. Na região sudeste, houve precipitações dentro do esperado.
Reservatórios
Sobre a porcentagem do volume de água nos reservatórios do estado no mês de novembro, o balanço climatológico da Semar informou que dos 11 locais pesquisados, apenas quatro estão abaixo de 50% da capacidade total. São eles:
– Açude Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato, com 19,4%;
– Açude Cajazeiras, em Pio IX, com 5,9%;
– Açude Joana, em Pedro II, com 42%;
– Barragem de Piaus, em São Julião, com 34,1%.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.