29 de outubro de 2025

Campanha Prato Cheio: "eu espero um futuro melhor para o meu filho"

Publicado em 07/12/2021 12:42

Compartilhe:

Fernanda e seu filho Nicolas. (Foto: arquivo ClubeNews)

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

Quase 700 mulheres da zona Norte de Teresina são atendidas pela Associação de Mães do Santa Maria da Codipi III, na zona Norte de Teresina, uma das instituições beneficiadas pela campanha Prato Cheio da Rede Clube. Além de fornecer alimentos, a Associação também oferece cursos profissionalizantes para as mulheres.

Fernanda Moura, aluna do curso de auxiliar administrativo da Associação, tem esperança de que sua vida possa mudar. Fernanda é dona de casa e mora com o filho Nicolas. O menino de apenas dois anos de idade foi diagnosticado com cisto na cabeça ao nascer e precisa ser operado, mas aguarda ser chamado para fazer a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, Fernanda não tem renda nem moradia para manter o filho de forma adequada.

A mãe conta que não tem casa nem renda adequada para se manter com a criança. A casa deles, construída com barro, desabou há seis meses após uma série de temporais. No local da casa restou apenas a estrutura de madeira que sustenta o telhado. Sem ter onde morar, mãe e filho recorreram à casa de um conhecido, mas o proprietário está pedindo a desocupação do local.

Fernanda e seu filho na casa desabada. (Foto: arquivo ClubeNews)

Fernanda conta como o apoio da Associação de Mães é necessário. “Dificuldade não só pra mim, mas pra muitas mães que hoje em dia não tem café na mesa, não tem o almoço, janta, não tem a merenda do seu filho. Dói na gente que é mãe, quando passa a ser mãe a gente sente o que nossas mães diziam.”

A presidente da Associação, Antônia Magalhães, informa que atualmente são 678 mães desempregadas que veem a instituição como um último recurso para alimentar seus filhos e ter uma qualificação profissional.

“A gente tá aqui pra amparar e receber cada uma delas”, afirma.

Simone é mais uma mulher atendida pela entidade, vive com três filhos em casa e sobrevive com trabalhos autônomos que surgem no dia a dia. Ela, assim como as outras mães, também faz cursos pela Associação na esperança de mudar o rumo de sua vida.

Presidente da Associação de Mães do Santa Maria da Codipi III, Antônia Magalhães. (Foto: arquivo ClubeNews)

Qualificação

A estrutura da Associação de Mães torna essa mudança possível. As aulas acontecem por meio de uma parceria com a Fundação Wall Ferraz, da Prefeitura de Teresina, que adapta o conteúdo levando em consideração o nível de conhecimento e a necessidade do mercado de trabalho.

A instrutora da Fundação, Francisca Rosa, ministra as aulas e fala que o curso dá a orientação com teoria e prática para que as alunas consigam vagas no mercado de trabalho. A escolha pelo curso de assistência administrativa se deu pela necessidade de um profissional desse cargo em toda estrutura empresarial.

Para ajudar o maior número possível de mães a Associação de Mães do Santa Maria da Codipi III conta com a campanha Prato Cheio.

“Eu espero um futuro melhor pro meu filho, me qualificar nesse curso, levar ele também pra aprender desde pequeno. Um futuro melhor pra ele, pra mim e pro meu esposo”, afirma Fernanda Moura.

Fernanda e Nicolas no curso de assistência administrativa. (Foto: arquivo ClubeNews)

Saiba como doar

A campanha “Prato Cheio — Alimente a Esperança”, organizada pela Rede Clube, está recebendo doações para ajudar as instituições inscritas. As pessoas que quiserem fazer parte dessa corrente do bem já podem entregar donativos em uma das instituições selecionadas em Teresina e no interior do Piauí. Confira abaixo as instituições:

 

*Sob supervisão da jornalista Lucy Brandão


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: