Homofobia interna é o preconceito contra si mesmo, ou seja, é tudo o que acontece dentro de você: pensamentos, percepções, intenções e sentimentos. Se origina e é formado por meio da homofobia cultural, familiar, institucional, relacional, que diariamente te empurram para dentro do armário.
Com isso, o autopreconceito vai destruindo a autoestima da pessoa homossexual, podendo gerar sentimentos de auto rejeição, vergonha, isolamento, depressão, ansiedade, além de outros problemas psicológicos e psiquiátricos.
Além disso, a questão ainda levanta problemas de identidade e personalidade do indivíduo. Sendo assim, é comum verificar um esforço descomunal para se adequar aos padrões sociais, pois existem sentimentos de inadequação e pertencimento, que levam a problemas de relacionamento com familiares, amigos e parcerias afetivas.
Por isso, é fundamental prestar atenção em tais comportamentos e pensamentos, como eles se desenvolvem. Busque ajuda profissional especializada para te orientar e te ajudar a passar por esse momento.
Se aceitar e sentir orgulho de quem você é enquanto uma pessoa da comunidade LGBTQIA+ não é fácil, mas é possível. A autoaceitação é um processo lento e demorado, geralmente. Busque ajuda e lembre-se: você não precisa passar por isso sozinho.