Hackers atacam sites do Ministério da Saúde e ConecteSUS

Os sites continuam fora do ar nesta sexta-feira

Foto: reprodução

O site do Ministério da Saúde ficou fora do ar após um ataque hacker na madrugada desta sexta-feira (10). Quem tentou acessar o site www.saude.gov.br viu a mensagem “dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos”.

Outros sites ligados ao portal da Saúde também foram afetados pelo ataque hacker, entre eles o ConecteSUS e o Portal Covid.

O grupo hacker LAPSUS$ Group assumiu a autoria do ataque e deixou um recado: “50 TB de dados está em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, diz a mensagem no site.

Especialistas em segurança explicam que o site foi atacado por um tipo de vírus que sequestra o conteúdo do computador vítima do ataque e cobra uma quantia pelo resgate das informações. Geralmente, o resgate é pedido em criptomoedas para dificultar o rastreamento e evitar que as autoridades identifiquem os autores do crime.

O portal ClubeNews tentou acessar os sites da plataforma Saúde na manhã desta sexta-feira (10) e todos ainda estão fora do ar.

Fundação Municipal de Saúde (FMS) Teresina
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que, embora o sistema oficial de registro de doses – SI-PNI – esteja fora do ar na manhã desta sexta (10), estão mantidas as ações de vacinação drive thru de hoje (10) e o Dia D da Vacinação Covid em Teresina marcado para amanhã (11).

Para viabilizar as ações, o registro das vacinas será feito temporariamente em um sistema paralelo mantido pela FMS para situações de emergência, que torna a vacinação um pouco mais lenta, mas evita sua paralisação por completo.

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar