A espiritualidade e sua relação com a saúde vem sendo tema de estudo de várias instituições no Brasil e no mundo. Até que ponto o estado de espírito do indivíduo pode influenciar diretamente na sua saúde?
A espiritualidade é um estado mental e emocional que direciona pensamentos, ações e atitudes nas circunstâncias da vida e nos relacionamentos das pessoas, sendo expressa através de crenças, valores, tradições e práticas. A espiritualidade tem uma íntima relação com uma busca pessoal de um propósito de vida e de uma transcendência, que também envolve as relações com a família, a sociedade e o próprio ambiente.
É importante ressaltar que espiritualidade é diferente de religião, trata-se de singularidades independentes entre si, em tese, uma pessoa religiosa tende a ser espiritualizada, mas alguém espiritualizado não necessariamente segue uma religião, sendo que na espiritualidade a dimensão de integralidade está além da compreensão de nós mesmos, portanto, aquilo que vai fazer com quem tenhamos um sentido de plenitude da nossa vida, vai além de uma prática religiosa.
A religião cria uma necessária série de regras e ordenamentos do cotidiano, uma lei em torno da qual a sociedade se organiza. A Espiritualidade promove um mergulho no mistério, faz um convite à ampliação de nosso entendimento, nos oferecendo uma oportunidade de apreciar a beleza do universo.
Alguns sentimentos e atitudes negativas como rancor, egoísmo, inveja, raiva, orgulho, ódio, desejo de vingança, falta de perdão e ressentimento podem estar na essência de várias doenças enfrentadas pela humanidade.
Há estudos mostrando redução na mortalidade geral em pessoas espiritualizadas, com melhores desfechos cardiovasculares, incluindo casos de hipertensão arterial e doença coronariana; melhor resposta a tratamentos quimioterápicos e espiritualidade como fator de proteção contra o suicídio. Sentimentos positivos melhoram o humor, aumentam a imunidade, melhoram o rendimento nos estudos e no trabalho, ampliam a resiliência e capacidade de lidar com frustrações, melhoram a qualidade do sono, reduzem o estresse e também previnem a ansiedade, depressão e abuso de substâncias. Honestidade, gratidão, perdão, amor e bondade ainda fortalecem e mantêm relações e são determinantes para encontrarmos a felicidade plena.
É possível prevenir a doença tratando a espiritualidade primeiro, por meio do perdão e da gratidão, além de reforçar outras atitudes positivas como respeito, humildade, compaixão, paciência, otimismo, confiança e solidariedade. A fé, o pensamento positivo, a oração e a meditação não beneficiam apenas a mente, mas o organismo como um todo. E nesse período de pandemia que ainda vivemos, essas práticas são ainda mais importantes e necessárias.
Muitas pessoas acham que a resposta que buscamos esteja em algum governante, líder religioso, profissional da saúde, algum familiar ou em alguém mais próximo, mas na realidade ela encontra-se no silêncio que o campo espiritual promove. O melhor caminho para desenvolver e fortalecer a espiritualidade é ter uma conexão com o seu ser interno.
Então, mesmo sabendo de todas as vantagens da espiritualidade, é importante enfatizar que ela não deve ser vista como solução que substitui os cuidados médicos, mas, sim, como uma importante aliada, capaz de potencializar o bem-estar e melhorar a nossa qualidade de vida.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!