Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br
Parnaíba, no Piauí, foi considerada uma das cidades menos acessíveis do país via transporte aéreo. O município litorâneo tem apenas uma opção de voo direto e mais 22 rotas indiretas, o que o coloca em 91ª posição entre os 96 municípios brasileiros com transporte aéreo regular. As informações constam no estudo Redes e Fluxo do Território: Ligações Aéreas 2019-2020, produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e divulgado nesta sexta-feira (10).
A pesquisa do IBGE analisa a acessibilidade geográfica com base nas ligações possíveis entre os 96 municípios do país que possuíam transporte aéreo regular de passageiros em 2019. Além dos voos diretos, a facilidade de acesso também é medida incluindo os voos indiretos, ou seja, aqueles que tiveram pelo menos uma escala ou conexão.
Na 91ª posição da lista de acessibilidade dos 96 municípios brasileiros com transporte aéreo regular, Parnaíba possui 23 destinos viáveis e fica atrás apenas das cidades de Lábrea (AM), Carauari (AM), São Gabriel da Cachoeira (AM), Parintins (AM) e Itaituba (PA).
Demanda descentralizada
Mesmo com a baixa conectividade com o restante do país, Parnaíba é a principal referência de transporte aéreo para nove cidades da região. Conforme a pesquisa, o município do litoral piauiense possui demanda descentralizada, pois 71,5% dos passageiros que partiram de lá em 2019 eram oriundos de outras cidades.
Teresina ocupa a 26ª posição do país quanto à acessibilidade aérea. A capital piauiense possuía, em 2019, seis opções de voos diretos e mais 73 possibilidades de destino por meio de escalas ou conexões, totalizando 79 ligações viáveis.
Apenas 24,2% dos passageiros embarcados em Teresina, em 2019, eram oriundos de outros municípios. Conforme o estudo, a capital tem uma demanda equilibrada em relação ao restante do país, pois o serviço de transporte aéreo é utilizado pela própria população teresinense e pelos moradores de cidades do entorno. Cerca de 129 municípios do Piauí e do Maranhão apontaram Teresina como principal ponto de partida de transporte aéreo.
Os passageiros provenientes de outros municípios que foram a Teresina em busca de transporte aéreo gastaram, em média, 3 horas e 53 minutos com o deslocamento. Já Parnaíba teve tempo médio de 3 horas e 16 minutos de deslocamento. Assim, Teresina é a 74ª e Parnaíba a 60ª com maior tempo de deslocamento dentre as 96 cidades com serviço regular de transporte aéreo.
Já o tempo médio dos voos diretos com origem em Teresina variaram de 47 minutos a 3 horas e 10 minutos, sendo as ligações aéreas mais rápidas para Parnaíba e São Luís/MA e a mais distante com São Paulo/SP, tendo 3 horas e 10 minutos de tempo médio de voo direto. Por sua vez, Parnaíba (PI) possui tempo médio de 44 minutos com a capital, Teresina/PI e 3 horas e 24 minutos com sua principal ligação que é Campinas/SP.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: Com informações do IBGE Piauí