Dia do Forró: Nordeste comemora ritmo que virou Patrimônio Cultural

Data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

Gonzaga completaria 109 anos hoje. (Foto: reprodução internet)

Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br

Nesta segunda-feira (13) é comemorado o Dia do Forró, um dos gêneros musicais mais populares no Brasil e, principalmente, no Nordeste do país. A data foi escolhida em homenagem a data de nascimento de Luiz Gonzaga, artista brasileiro que ficou conhecido como Rei do Baião e fez história ao popularizar o forró em todo o Brasil. Se estivesse vivo, Gonzaga completaria 109 anos.

Fazem parte do estilo musical o xote, xaxado, baião, chamego e pé-de-serra. Essas modalidades romperam as barreiras do Nordeste e ganharam destaque em todo o Brasil com a voz e a sanfona de Gonzaga.

Nascido em 13 de dezembro de 1912, em Exu, no sertão de Pernambuco, Luiz Gonzaga foi sanfoneiro, cantor e compositor. Inovador, o Rei do Baião idealizou a formação do trio de instrumentos com os quais se toca o gênero: sanfona, triângulo e zabumba, para apresentações ao vivo.

Luiz Gonzaga morreu em Recife no dia 2 de agosto de 1989. Ao longo de sua carreira, gravou mais de 600 músicas e teve muitos parceiros musicais com quem compôs quase 300 canções.

Na última quinta-feira (9), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou o Forró como Patrimônio Cultural do Brasil e como um supergênero musical que reúne vários ritmos nordestinos.

Foto: Agência Brasil

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar