Todos os dias recebo dezenas de mensagens pelo meu perfil nas redes sociais que utilizo para ajudar as pessoas a encontrar uma vaga. Apesar de divulgar tantas oportunidades diariamente, o depoimento dos seguidores é de que não encontram uma vaga para chamar de sua. Então, fico aqui refletindo sobre de que outras formas eu posso ajudar. Foi assim que surgiu a ideia desse tema para a coluna de hoje, que também é veiculado no quadro Balcão de Emprego do Bom Dia Piauí da Rede Clube.
As vagas podem estar onde você não está procurando. Uma pesquisa do Sebrae, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostrou que são os pequenos negócios que estão segurando a barra da economia brasileira quando o assunto é geração de emprego.
As micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis por 79,7% das 253 mil vagas criadas no mês de outubro. Nos meses anteriores, segundo o Sebrae, esse percentual girava em torno de 70%.
No mês de outubro, o acumulado de vagas criadas pelas MPE cresceu de cerca 1,8 milhão para 1,9 milhão, enquanto nas médias e grandes, o incremento foi de apenas 3 mil vagas, passando de 587,7 mil para 590,7 mil.
Mapa do tesouro
Quando digo que as vagas podem estar onde você não está procurando é sobre isso. Olhe em volta e pense onde mais você pode procurar trabalho.
Levando em consideração os dados da pesquisa do Sebrae, pense que talvez pode ser mais fácil tentar uma oportunidade no comércio do seu bairro, na loja da esquina ou na lanchonete que você passa na porta todos os dias, mas pode não ter observado que nesses lugares há um cartaz com os dizeres “contrata-se”.
A maioria dessas vagas em pequenas empresas não chega a ter ampla divulgação em grandes veículos de imprensa ou em sites de emprego, como o do Sine Piauí. Daí a importância de quem está precisando da vaga procurar à moda antiga – “gastando sola de sapato”.
Meu convite é que você se faça a pergunta que motivou essa coluna de hoje: “de que outras formas eu posso” procurar uma oportunidade?
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
