"Tem dores que não passam" diz Carpinejar sobre luto e despedidas

Fabrício Carpinejar participa do Salipi com a palestra "Acreditar é Atrair" e faz noite de autógrafos do livro de crônicas “Depois é Nunca”

Fabrício Carpinejar – (Foto Malu Barreto/ Portal Clubenews)

Malu Barreto
malubarreto@tvclube.com.br

O escritor e poeta Fabrício Carpinejar é um dos palestrantes da 18º e 19º edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) que acontece de 13 a 19 de dezembro, no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí.

Autor de várias obras, Carpinejar também fará uma sessão de autógrafos do seu último livro “Depois é nunca”.

Em entrevista ao Portal ClubeNews, o poeta falou sobre o tema da sua palestra “ACREDITAR É ATRAIR – o que você precisa ter em mente para não sobrecarregar o coração”.

Carpinejar disse que as pessoas possuem o costume de isolar os bons acontecimentos e que partem do princípio que devem receber apenas aquilo que é bom e não isolam os maus momentos

“Quando acontece algo ruim no seu dia, você pensa que vai acontecer um efeito dominó, você tem uma crença negativa e atrai o pior ‘tudo vai dar errado’. Você acolhe muito mais o mau momento do que o bom momento, isso sinaliza falta de gratidão”.

Carpinejar frisou que assumindo suas tristezas você se prepara para receber a vida em suas diferentes sensações. “Meu conselho é: seja um pouco mais melancólico durante o dia, se você faz isso, você terá mais humildade em receber a vida em suas diferentes sensações. Temos que ter naturalidade com as nossas emoções e parar de enxergar a alegria como algo automático e a tristeza como uma injustiça”.

Sobre o livro “Depois é Nunca”, Fabrício Carpinejar fala através de crônicas sobre luto e despedidas. A obra lançada recentemente fala sobre o quanto não sabemos reagir ao luto.

“Nós apressamos o luto das pessoas, como se elas tivessem que resolver em semanas uma ausência para toda a vida e isso é uma agressão. Você não deixa a outra pessoa se despedir, ter todos os ciclos do luto”.

Carpinejar declara que o que oferece neste livro é seu colo e dizer para quem se despediu que o sentimento, a angústia é real, não é alucinação. “Tem dor que não vai embora. As pessoas têm todo direito de sofrer. Como é que eu digo para um pai e uma mãe que perdeu seu filho que deixe de pensar no filho morto? Há dores que não passam, nós é que passamos por essas dores”.

 

Salão do Livro do Piauí

Com o tema “Onde houver trevas, que eu leve livros”, a semana do Salipi será recheada de muita informação, palestras Talk Show, fóruns, debates, bate-papos e muito mais, com diversas atrações do cenário nacional. O evento acontecerá de forma híbrida e para quem deseja assistir as palestras as inscrições devem ser feitas pelo site do Salipi.

 

Confira a programação do evento:

Dia: 13/12 – Segunda-feira

18h – Solenidade Oficial de Abertura do Salipi e Seminário Língua Viva.

19h – Lançamento e Sessão de autógrafos do livro: “Os gatos quando os dias passam”, Autor: Thiago E.

21h – Show com a Banda Validuaté. Local: Palco Marcos Peixoto (estacionamento do espaço rosa dos ventos).

Dia: 14/12 – Terça-feira

19h/21h – Palestra: ACREDITAR É ATRAIR – o que você precisa ter em mente para não sobrecarregar o coração, Palestrante: Fabrício Carpinejar (RS), Sessão de autógrafos do livro: “Depois é nunca”.

21h – Show com Teófilo e Banda. Local: Palco Marcos Peixoto (estacionamento do espaço rosa dos ventos).

Dia: 15/12 – Quarta-feira

17h/18h30 – Mesa: “Uma obra (permanentemente) em obras”. Debate entre Ricardo Aleixo (BH) e Dr. Feliciano Bezerra.

19h/21h -Palestra: O teatro, a escrita e o silêncio: uma conversa sobre processos criativos, palestrante: Aline Bei (SP)-

Sessão de autógrafos dos livros: O peso do pássaro morto e Pequena coreografia do Adeus.

21h – Show com Hugo dos Santos. Local: Palco Marcos Peixoto (estacionamento do espaço rosa dos ventos).

Dia 16/12 – Quinta-feira

17h/18h30: Palestra de entre Gênero Literário em Libras. Palestrante, Ana Regina e Souza Campello (RJ).

19/21h – Palestra: Formação do escritor brasileiro, palestrante: Socorro Acioli (CE).

21h – Show com Ravel Rodrigues. Local: Palco Marcos Peixoto (estacionamento do espaço rosa dos ventos).

Dia 17/12 – Sexta-feira

17h/18h30 – Palestra: Tudo que aprendi com o amor, palestrante: Gustavo Lacombe (RJ).

19h/21h – Palestra: Zeca Baleiro e Salgado Maranhão: Conversa com Música, palestrantes: Zeca Baleiro e Salgado Maranhão.

21h – Show com Zeca Baleiro. Local: Palco Marcos Peixoto (estacionamento do espaço rosa dos ventos).

Dia 18/12 – Sábado

17h/18h30 – Palestra: Memórias sobre o velho Graça e a atualidade de sua obra, palestrante: Ricardo Ramos Filho.

19h/21h – Palestra: Semana de 22: antes do começo, depois do fim. Palestrantes: José de Nicola (SP) e Lucas de Nicola (SP), Sessão de autógrafos do livro: “Semana de 22: antes do começo, depois do fim”.

21h – Show com Os The Pé Inchados. Local: Palco Marcos Peixoto (estacionamento do espaço rosa dos ventos).

Dia 19/12 – Domingo

17h/18h30 – Mesa: “Vivências constituintes: sujeitos desconstitucionalizados”. Palestrantes  Maria Sueli Rodrigues (PI) e Jeanete Fortes (PI).

19h/ 21h – Palestra: Uma conversa sobre Bom Dia, Verônica, e outras histórias. Palestrante: Raphael Montes (RJ), Sessão de autógrafos de livros do autor.

21h – Show de encerramento com o Melhor de Três. Local: Palco Marcos Peixoto (estacionamento do espaço rosa dos ventos).

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar